BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS ANTIGAS – RESGATE DA NOSSA CULTURA
“ Está sendo muito bom poder interagir com nossos filhos além do que podemos fazer em casa. Muitas vezes em detrimento de outras atividades deixamos de participar e brincar com nossas crianças. Elas crescem muito rápido.
Maurício Nunes de Andrade | responsável
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada em reunião com os professores, pois como os alunos da escola ainda são muito pequenos, os professores se reuniram para discutir qual seria a necessidade da escola. Foi constatado que as famílias são pouco presentes na vida escolar de seus filho e que as crianças de hoje em dia não costumam brincar como em tempos passados. Buscou-se elaborar um Projeto que conciliasse as duas coisas: o resgate dos brinquedos e das brincadeiras.
Objetivos
Reviver e elaborar brinquedos, realizando brincadeiras que dizem muito sobre o tempo, a cultura e as características de cada lugar, reconhecendo a importância destes como elementos da cultura local;
Promover o engajamento da família com a escola através de comemorações envolvendo o brincar;
Resgatar valores, socializar brincadeiras que eram realizadas no passado, ampliar seu círculo de brincadeiras, tornar as crianças mais solidários e participativas, incentivando o trabalho de equipe.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade da aprendizagem serão a direção, funcionários, alunos, professores, pais, avós, colaboradores e apoiadores que queiram participar de alguma forma com a escola, priorizando as famílias presentes na escola.
Articulação com o currículo
Todas as áreas da aprendizagem serão envolvidas, levando-se em conta que na Educação Infantil a aprendizagem deve ocorrer de forma lúdica e prazerosa.