Afinal, para onde vão os impostos que pagamos?
Expedição Investigativa
Ao longo dos anos, o trabalho na disciplina de História têm levantado inúmeras questões referentes aos tributos que pagamos no Brasil, principalmente nas turmas de 8º e 9º ano. Essas dúvidas surgem quando estudamos temas referentes ao Brasil colonial, tais como os tributos denominados: quinto, derrama, capitação, enfim sempre que estudamos o Brasil Colonial (séculos XVI ao XIX).
Objetivos
Promover , a partir da perspectiva histórica, a compreensão dos estudantes sobre os tributos pagos no Brasil, suas mudanças e permanências. E, com isso pretendemos estimula-lós a responder os questionamentos sucitados com a expedição investigativa.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos do 8º e 9º ano Parceria com o grupo “Jovem e Tecnologia” da Antonio Meneghetti.
Articulação com o currículo
Na disciplina de história os alunos trabalharam textos informativos a cerca dos impostor do tempo do Brasil Colônia. Em matemática os alunos estão abordando conteúdos sobre juros, capital, porcentagem e com isso tendo uma visão de impostos e suas cobranças.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A partir da tabela que mencionamos na última seção, os alunos tinham uma continuação da atividade que deveria ser realizada em casa, onde eles iriam organizar um cartaz sistematizando os dados pesquisados e presentes na tabela, enfim eles deveriam transformar esses dados em textos e desenhos.