Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Eu: sujeito da/na minha escola.
Expedição Investigativa

Ao observarmos uma conversa dos alunos do 8º ano, vimos que o recreio, para eles, é um espaço de tempo vazio. Não fazem nada muito significativo. A partir dessa percepção, sugerimos a brincadeira de detetive, cada colega tinha que investigar o recreio do outro, sem que esse soubesse que estava sendo observado. Para isso, foi planejada uma estratégia para que cada aluno pensasse que apenas ele tinha essa missão.

Objetivos

Desenvolver nos alunos do 8º Ano B o “olhar” para o espaço que os cerca, para o seu contexto e o desejo de ser solidário, de contribuir para que o meio melhore para todos, favorecendo o seu próprio desenvolvimento e bem-estar, tal como o do outro também. Trabalhar pesquisa, leitura, interpretação e produção textual (verbal e não-verbal).

Comunidade de Aprendizagem

2º Ano B, escola, família e amigos.

Articulação com o currículo

Pesquisa e seleção de informações.
Boa expressão oral e escrita, verbal e não verbal.
Leitura e produção textual de diversos tipos e gêneros.
Questões de relacionamento, como amor, respeito, atenção, tolerância, limites, estratégias para sanar problemas de convivência.
Criatividade.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Através de uma roda de conversa, os alunos relataram as seguintes respostas:
O que vocês pensam ser um sujeito transformador da/na escola?
_ Alguém que age para melhorar o espaço escolar.
Como eu posso ser um sujeito transformador da/na escola?
_ Organizar atividades diferentes para o recreio e para outros momentos, como em sala de aula, dar aulas de reforço, ajudar as crianças no processo de aprendizagem de leitura e escrita, ajudar os alunos menores a se socializar com os outros.

Ficha Técnica
Escola
E. M. E. F.Francisco Giuliani

Diretor
César Luís Bertulini

Turma
8º Ano B

Número de alunos
13

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Restinga Seca

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RESTINGA SECA

Apoiadores
Cotrisel

Assessoria Pedagógica
Francele Concatto
Acredito que os projetos são bastante importantes para a escola, os alunos sentem-se motivados e participam com interesse. Trabalho em dois projetos diferentes atualmente, e percebo, em ambos, o desenvolvimento de diferentes habilidades.
Giliane Saldanha da Silva Soares | Professor(a)