Eu: sujeito da/na minha escola.
Expedição Investigativa
Ao observarmos uma conversa dos alunos do 8º ano, vimos que o recreio, para eles, é um espaço de tempo vazio. Não fazem nada muito significativo. A partir dessa percepção, sugerimos a brincadeira de detetive, cada colega tinha que investigar o recreio do outro, sem que esse soubesse que estava sendo observado. Para isso, foi planejada uma estratégia para que cada aluno pensasse que apenas ele tinha essa missão.
Objetivos
Desenvolver nos alunos do 8º Ano B o “olhar” para o espaço que os cerca, para o seu contexto e o desejo de ser solidário, de contribuir para que o meio melhore para todos, favorecendo o seu próprio desenvolvimento e bem-estar, tal como o do outro também. Trabalhar pesquisa, leitura, interpretação e produção textual (verbal e não-verbal).
Comunidade de Aprendizagem
2º Ano B, escola, família e amigos.
Articulação com o currículo
Pesquisa e seleção de informações.
Boa expressão oral e escrita, verbal e não verbal.
Leitura e produção textual de diversos tipos e gêneros.
Questões de relacionamento, como amor, respeito, atenção, tolerância, limites, estratégias para sanar problemas de convivência.
Criatividade.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Através de uma roda de conversa, os alunos relataram as seguintes respostas:
O que vocês pensam ser um sujeito transformador da/na escola?
_ Alguém que age para melhorar o espaço escolar.
Como eu posso ser um sujeito transformador da/na escola?
_ Organizar atividades diferentes para o recreio e para outros momentos, como em sala de aula, dar aulas de reforço, ajudar as crianças no processo de aprendizagem de leitura e escrita, ajudar os alunos menores a se socializar com os outros.