Para onde vamos? O que queremos?
Expedição Investigativa
Após uma visita nas dependências da escola, os alunos sugeriram um trabalho com leitura e produção textual mais intensificado, já que precisam estar seguros na leitura para produzirem textos, inclusive na prova do ENEM que dá acesso ao ensino superior.
Objetivos
Despertar no aluno o gosto e prazer pela leitura aliando a mesma com conhecimento;
Facilitar acesso do aluno aos diferentes portadores de textos;
Abordar os diferentes tipos de gêneros textuais utilizando-os no cotidiano;
Oportunizar o contato dos alunos com a Universidade para ajudar na escolha de suas profissões.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores e pais.
Articulação com o currículo
L. Portuguesa:
Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
Pesquisa de supostos temas para o ENEM;
Construção de textos
Literatura:
Leituras obrigatórias das obras indicadas para o processo do ENEM. Leitura das obras obrigatórias
Arte:
História da Arte: Fotografia; Elementos da linguagem visual: composição, proporção, equilíbrio, textura, contraste e perspectiva. Confecção de um Portfólio com as redações
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a caminhada, na roda de conversa, os alunos decidiram solicitar que o Projeto do terceiro ano fosse leitura, interpretação e construção de textos com a finalidade de intensificar o trabalho para estarem melhores preparados para a vida e para a prova do ENEM. Também gostariam de ter oportunidade de visitar a Universidade para conhecer os cursos oferecidos e fazer uma boa escolha que irá determinar o sucesso profissional .