Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Para onde vamos? O que queremos?
Expedição Investigativa

Após uma visita nas dependências da escola, os alunos sugeriram um trabalho com leitura e produção textual mais intensificado, já que precisam estar seguros na leitura para produzirem textos, inclusive na prova do ENEM que dá acesso ao ensino superior.

Objetivos

Despertar no aluno o gosto e prazer pela leitura aliando a mesma com conhecimento;
Facilitar acesso do aluno aos diferentes portadores de textos;
Abordar os diferentes tipos de gêneros textuais utilizando-os no cotidiano;
Oportunizar o contato dos alunos com a Universidade para ajudar na escolha de suas profissões.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores e pais.

Articulação com o currículo

L. Portuguesa:
Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
Pesquisa de supostos temas para o ENEM;
Construção de textos
Literatura:
Leituras obrigatórias das obras indicadas para o processo do ENEM. Leitura das obras obrigatórias
Arte:
História da Arte: Fotografia; Elementos da linguagem visual: composição, proporção, equilíbrio, textura, contraste e perspectiva. Confecção de um Portfólio com as redações


Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a caminhada, na roda de conversa, os alunos decidiram solicitar que o Projeto do terceiro ano fosse leitura, interpretação e construção de textos com a finalidade de intensificar o trabalho para estarem melhores preparados para a vida e para a prova do ENEM. Também gostariam de ter oportunidade de visitar a Universidade para conhecer os cursos oferecidos e fazer uma boa escolha que irá determinar o sucesso profissional .

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO JOÃO ISIDORO LORENTZ

Diretor
JANAINA XAVIER DE ALMEIDA

Turma
32

Número de alunos
15

Educadores
RENATA PAULA POZZER ARGENTA- GILSE TERESINHA COSTA GRESSLER

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Formigueiro

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE FORMIGUEIRO

Apoiadores
Cotrisel

Assessoria Pedagógica
Josimara Pinheiro
Saber escrever, se expressar, relacionar ideias, criar argumentos, articular soluções são habilidades que serão exigidas de nós a todo tempo. Se pensarmos no vestibular como o início da passagem para uma vida adulta, podemos considerar a redação como uma amostra daquilo que faremos constantemente como profissionais adultos: resolver problemas.
RENATA PAULA POZZER ARGENTA | Professor(a)