Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Crescer e Florescer
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada no entorno da escola, onde os alunos saíram para observação com olhos de investigadores, analisando e questionando, sobre os canteiros, a arborização, a iluminação e a organização espacial da mesma. Para isso, usaram a pergunta exploratória: “O que está faltando neste espaço?”

Objetivos

Reconhecer o ambiente escolar como espaço de convívio, buscando através de ações cooperativas o despertar do compromisso, desde cedo, pelo direito e dever de cuidá-lo, alinhando os conhecimentos escolares na prática educativa.

Comunidade de Aprendizagem

Professores, alunos, funcionários e pais.

Articulação com o currículo

* Português - Linguagem - Ampliar coordenação viso motora; Desenvolver vocabulário; Desenho; Pintura; Recorte; Colagem;
"Somos artistas” (pesquisa sobre paisagismo);
* Matemática - Estrutura lógica; Espaço e forma; Grandezas e medidas; “Pequenos mestres” (confecção de pequenas floreiras)
* Natureza e sociedade: Lugares e paisagens; O individuo e o meio social; Seres vivos; Fenômenos da natureza; “Plantando valores” (plantio de pequenas mudas de chás, flores, temperos para serem distribuídos na semana do meio ambiente á comunidade);


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Tancredo Penna de Moraes

Turma
Educação Infantil – Pré-escola (nivel a e B)

Número de alunos
16

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Santa Maria

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMOBI

Assessoria Pedagógica
Wanda Maria Genro Appel
Trabalhar com o PUFV está sendo uma experiência muito proveitosa, pois, os alunos estão demonstrando muito interesse nas atividades desenvolvidas, e a parceria com as famílias também está dando excelentes resultados. Todos esperam sempre ansiosos pelas próximas etapas, nosso jardim está saindo do plano das ideias para se tornar realidade em breve.
Rosinara Cereta de Moraes | Professor(a)