Corpo Humano: o sujeito e sua integralidade
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada através do filme “De porta em porta”, onde todos os alunos se reuniram e assistiram ao filme como reflexão inicial para discutir e estudar o corpo humano.
Objetivos
Buscar maior equilíbrio entre a idade cronológica e a idade emocional de cada estudante, oportunizando atividades que promovam o desenvolvimento integral dos sujeitos, por meio reconhecimento do próprio corpo e das emoções, em um processo que respeite a deficiência e as limitações de cada um.
Comunidade de Aprendizagem
A professora de Biologia do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil se envolveu no projeto e os alunos foram recebidos no Laboratório de Ciências desta escola para conhecer o esqueleto humano e a réplica dos órgãos. Além disso, outros profissionais da comunidade, como a nutricionista e a extensionista da EMATER, colaboraram na realização do projeto.
Articulação com o currículo
Ciências: Órgãos dos sentidos; partes do corpo; órgãos do corpo humano e funções; higiene; saúde física, emocional e espiritual; linguagem corporal.
Artes: Formas, linhas, cores, texturas, som e ritmo.
Matemática: Sistema de numeração decimal (ordem crescente e decrescente), quantidades, sistema monetário, sistema de medidas (comprimento e massa), formas geométricas, quatro operações.
Língua Portuguesa: Oralidade, encontros vocálicos e consonantais, leitura, produção de texto, sílabas, ortografia e classes gramaticais.
Ed. Física: Coordenação motora ampla e fina, lateralidade, cooperação e equilíbrio.
História e Geografia: Identidade; linha do tempo; data de nascimento; meses do ano; local onde nasceu.