Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

A vida das abelhas
Expedição Investigativa

Filme “Bee Movie” (conversa sobre as abelhas e seu universo);
Visita ao escritório da Emater: explicação sobre a retirada do mel e amostragem do equipamento; degustação de bolachas feitas com mel.

Objetivos

Compreender como as abelhas se organizam na vida comunitária da colmeia, relacionando esta forma de organização aos princípios de cooperação que devem existir em nossa sociedade, desenvolvendo valores de respeito, participação e cidadania.

Comunidade de Aprendizagem

Equipe técnica da EMATER;
Nutricionista que veio na escola falar sobre os benefícios do mel e ensinar a fazer duas receitas com as crianças, usando mel.

Articulação com o currículo

Ciências naturais: Os animais; os insetos; a abelha; as partes do corpo das abelhas; a produção do mel; condições naturais para a produção do mel; a colheita do mel; efeitos medicinais do mel;
Ciências exatas: Numerais, noção de maior e menor, noção de distância e de tempo, contagem crescente e decrescente;
Linguagens e ciências humanas: O alfabeto (letra inicial das palavras), oralidade, nomes, o próprio corpo, cooperação, participação, cores, formas geométricas, linhas.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho

Diretor
Fabiane Gatto Oro

Turma
Pré-escolar A e B

Número de alunos
57

Educadores
Angélica, Geni, Rozinei, Rubia, Orilde, Juliana e Fabiane

Estado
Rio Grande do Sul

Município
David Canabarro

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE DAVID CANABARRO

Assessoria Pedagógica
Carla Luiza Vicenzi - IDEAU Faculdades, de Getúlio Vargas/RS
As crianças se envolveram com o tema do projeto, pois estudar as abelhas e descobrir o modo cooperativo como se organizam permitiu que os estudantes relacionassem os princípios da colmeia aos princípios como convivemos dentro da escola. Por isso, as experiências do projeto ajudaram as crianças a internalizar e construir valores mais cooperativos e solidários dentro da rotina da própria escola, além de ter despertado uma enorme curiosidade sobre o universo das abelhas.
Rozinei Marcante Carollo | Professor(a)