A vida das abelhas
Expedição Investigativa
Filme “Bee Movie” (conversa sobre as abelhas e seu universo);
Visita ao escritório da Emater: explicação sobre a retirada do mel e amostragem do equipamento; degustação de bolachas feitas com mel.
Objetivos
Compreender como as abelhas se organizam na vida comunitária da colmeia, relacionando esta forma de organização aos princípios de cooperação que devem existir em nossa sociedade, desenvolvendo valores de respeito, participação e cidadania.
Comunidade de Aprendizagem
Equipe técnica da EMATER;
Nutricionista que veio na escola falar sobre os benefícios do mel e ensinar a fazer duas receitas com as crianças, usando mel.
Articulação com o currículo
Ciências naturais: Os animais; os insetos; a abelha; as partes do corpo das abelhas; a produção do mel; condições naturais para a produção do mel; a colheita do mel; efeitos medicinais do mel;
Ciências exatas: Numerais, noção de maior e menor, noção de distância e de tempo, contagem crescente e decrescente;
Linguagens e ciências humanas: O alfabeto (letra inicial das palavras), oralidade, nomes, o próprio corpo, cooperação, participação, cores, formas geométricas, linhas.