Leite: da ordenha à industrialização
                                                                	“ O projeto serviu para os alunos conhecerem os resultados obtidos na lavoura, para conhecer os trabalhos dos pais dos outros alunos, para saber se o trabalho realizado no campo teve lucro ou prejuízo. Também pretendemos conhecer qual o destino dos produtos produzidos em nossas propriedades, bem como o processo de transformação em produtos industrializados.                                    
                                     Daniel Bedin | aluno(a) 
                                                                
                                
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 A expedição investigativa foi realizada por meio da observação da ordenha das vacas nas propriedades dos pais dos estudantes. Estes organizaram vídeos sobre o processo de ordenha para dar início à pesquisa. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Conhecer o processo de industrialização da produção de leite, reconhecendo os passos da cadeia produtiva desde à comunidade até as indústrias, assim como compreendendo a importância deste produto agropecuário para a economia local. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 A comunidade participou do projeto recebendo os estudantes em suas propriedades. Os pais dos estudantes se envolveram auxiliando na produção dos vídeos sobre a ordenha das vacas.
O técnico agrícola da empresa de laticínios do município colaborou com palestra técnica. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 Ciências: Alimentação, Saúde, Corpo Humano, Componentes Nutricionais;
Artes: Linhas, Formas, Cores, Dimensões, Saberes Populares;
Matemática: Quatro operações, Proporcionalidade, Sistema de Medidas (comprimento, volume, tempo), Sistema Monetário, Gráficos;
Língua Portuguesa:	Leitura, Oralidade, Produção e interpretação de textos variados, Gramática, Ortografia;
História:	Resgate histórico do leite na região, Evolução da comunidade, Linha do tempo de fatos históricos;
Geografia:	Localização, Espaço, Clima, Temperatura, Estações do Ano, Rotação de Culturas;
Ens. Religioso: Hinduísmo (adoração à vaca na Índia);
Ed. Física:	Alimentação saudável e saúde.