Sistema Monetário
“ Dentro do projeto que realizamos através do Programa A União Faz a Vida consegui adquirir mais conhecimentos, melhorando meu vocabulário e aprendendo a reconhecer o dinheiro. Realizamos trabalhos escolares diferenciados e conhecemos realidades que não conhecíamos.
Sabrina Rottini Soares De Deus | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada no início do projeto, por meio de aplicação de questionários às famílias dos alunos, onde descreveram as despesas mensais, bem como as fontes de renda que a família possui. Uma nova expedição foi realizada no decorrer do projeto, nas farmácias, lojas e mercados, com o objetivo de analisar e registrar valores de mercadorias que apareceram no questionário como de amplo consumo das famílias dos estudantes.
Objetivos
Identificar o uso do dinheiro em seu meio, reconhecendo sua função social e desenvolvendo a capacidade de calcular valores, comparar produtos e preços, distinguir necessidade de consumo exagerado, de forma a se tornar um cidadão capaz de se relacionar com consciência em relação ao consumo e em relação à organização de suas finanças.
Comunidade de Aprendizagem
As famílias dos estudantes se envolveram com o projeto, participando de pesquisa de campo (questionário), onde responderam sobre custos que a família tem para viver, assim como as fontes de renda.
Articulação com o currículo
Ciências: Os alimentos, tipos de alimentos, nutrição, saúde, corpo humano; os animais e as plantas;
Artes: Criatividade, cores, formas, linhas;
Matemática: Quatro operações, sistema de numeração decimal, sistema monetário, juros, porcentagem, frações, leitura e elaboração de gráficos e tabelas;
Língua Portuguesa: Leitura, produção de textos variados, elaboração e interpretação de textos, gramática, ortografia e oralidade;
História: Produção agrícola no estado, no município e na comunidade;
Geografia: Estações do ano, clima, relevo, solo, localização.