Conhecendo a escola e o seu filho: da rotina à construção do saber
“ "Eu gostei muito do programa, porque os pais vieram fazer brinquedos e brincar. Antes eles não tinham tempo, agora tem. Também gostei por que os pais se conheceram e conversaram do programa."
Saimom Paim Bitencourt | aluno(a)
Expedição Investigativa
Pergunta exploratória:
Para os pais: O que você mudaria na sua relação com seu filho, e por quê?
Para os alunos: Se você tivesse uma varinha mágica, o que você mudaria na sua casa? (o que você faria para melhorar.)
Objetivos
Promover ações e atividades de cidadania, que possibilitem o espírito de cooperação entre a comunidade escolar em busca de um mesmo objetivo: embelezamento da escola.
Comunidade de Aprendizagem
Pais/palestrantes/profissionais da oficina - Recursos Humanos
Prefeitura Municipal de São João do Polêsine- Recursos Humanos, Financeiros e Transporte
Secretaria Municipal de Educação e cultura - Recursos Humanos e Financeiros
Secretaria Municipal de saúde e Assistência Social - Recursos Humanos
Articulação com o currículo
Algumas habilidades a serem desenvolvidas:
Livros: interpretar histórias, figuras, formar histórias, confeccionar livros, utilizando: modelagem, confeccionado fantoches, dramatizando, atividades som sucata.
Pintura em tela, álbum da família, entrevistas, colagem, recorte montagem, confecção de brinquedos,
Atividades físicas: (cordas, bolas, cones...)
Recreação com jogos lúdicos, brincadeiras livres e direcionadas, pequenos e grandes jogos , recreação, cantos, mímicas, coordenação ampla. Brincadeiras lúdicas através de cantos e jogos
Exploração de ritmos, de materiais (argila, tinta, cola...)
Reprodução de dança
Percepções: (Visual, auditiva, gustativa, olfativa, tátil)
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao analisar a “colheita” da expedição investigativa com os pais, eles não só se preocupam com o aprendizado dos filhos, mas, principalmente, com o “fator tempo”. Também a falta de autoridade, sobretudo no gesto de dizer “não”. Também surgiu a questão de dar mais atenção.