Classificação: Educação Financeira
Período de desenvolvimento: 2014 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Brincadeiras cooperativas "Foi uma atividade muito legal, muito interessante para nossa turma. A gente aprendeu muito e que deu bastante valor para a nossa educação. foi interessante a gente aprender e fazer as mesmas atividades que nossos pais e avós fizeram. Na sala nós jogamos jogo da velha, brincamos de mamãe cola.Todas atividades que nossos pais faziam e nós não."
Manuela Dal berto | aluno(a)
Expedição Investigativa

Os alunos realizaram entrevista com pais e avós para descobrir que tipo de brincadeiras eles utilizavam no passado.

Objetivos

Comparar as brincadeiras dos pais e avós com as brincadeiras que as crianças tem hoje. Resgatar a convivência e as brincadeiras cooperativas retirando em parte o interesse que as crianças tem hoje pelos jogos eletrônicos.

Comunidade de Aprendizagem

Pesquisas e conversas com pais e avós.

Articulação com o currículo

Matemática na produção e soma de pontos dos jogos novos, artes na confecção de novos brinquedos. Educação física pela movimentação e interação entre os alunos.


Ficha Técnica
Escola
Colégio Concórdia Santa Rosa - Cooperconcórdia

Turma
3 ano Ensino Fundamental

Número de alunos
25

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Santa Rosa

Cooperativa
SICREDI UNIÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SANTA ROSA

Assessoria Pedagógica
SETREM
"Com o projeto foi possível resgatar brincadeiras antigas, que ficaram esquecidas. Os alunos vivem a geração cibernética, onde brincam com aparelhos tecnológicos e as vezes solitários. Pesquisar com o que pais e avós brincavam, fez com que as crianças pensassem um pouco sobre a felicidade que eles tinham também, apesar de não ter aparelhos eletrônicos. Afirmo que a qualidade do brincar dos alunos sofreu importante mudança; mudança essa que valorizou e acrescentou valores antes esquecidos.
Aline Kunzler Klein | Professor(a)