Meu brinquedo preferido...
Expedição Investigativa
A expedição surgiu no dia do brinquedo, onde as crianças trazem brinquedos na escola. Surgiu questionamentos de o porque cada um ter um tipo de brinquedo, se os brinquedos dos pais eram iguais aos de hoje e um aluno relatou que o pai havia construído um brinquedo de madeira para ele brincar, como quando o pai era criança. As demais crianças ficaram curiosas em saber como era esse brinquedo e como os pais e avós brincavam quando eram crianças.
Objetivos
Resgatar culturalmente brinquedos e brincadeiras antigas esquecidas com o tempo, através de brincadeiras de roda, da construção de brinquedos com materiais de sucata e com a participação da família na escola.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, funcionários, família, direção, coordenação e comunidade em geral.
Articulação com o currículo
Nesta fase do desenvolvimento infantil é importante e necessário se trabalhar em todos os aspectos, cognitivo, afetivo, cultural e social da criança, para assim desenvolvê-la integralmente no contexto em que ela está inserida. A melhor forma de desenvolver essas habilidades na criança é proporcionar diferentes formas de brincar, realizar atividades que despertem o interesse da criança através do lúdico.