Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2014 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Meu brinquedo preferido...
Expedição Investigativa

A expedição surgiu no dia do brinquedo, onde as crianças trazem brinquedos na escola. Surgiu questionamentos de o porque cada um ter um tipo de brinquedo, se os brinquedos dos pais eram iguais aos de hoje e um aluno relatou que o pai havia construído um brinquedo de madeira para ele brincar, como quando o pai era criança. As demais crianças ficaram curiosas em saber como era esse brinquedo e como os pais e avós brincavam quando eram crianças.

Objetivos

Resgatar culturalmente brinquedos e brincadeiras antigas esquecidas com o tempo, através de brincadeiras de roda, da construção de brinquedos com materiais de sucata e com a participação da família na escola.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, funcionários, família, direção, coordenação e comunidade em geral.

Articulação com o currículo

Nesta fase do desenvolvimento infantil é importante e necessário se trabalhar em todos os aspectos, cognitivo, afetivo, cultural e social da criança, para assim desenvolvê-la integralmente no contexto em que ela está inserida. A melhor forma de desenvolver essas habilidades na criança é proporcionar diferentes formas de brincar, realizar atividades que despertem o interesse da criança através do lúdico.


Ficha Técnica
Escola
E.M.E.F. Dr. Paulo Amando Schramm

Diretor
Realesa Maria Palaoro

Turma
Jardim

Número de alunos
14

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Rondinha

Cooperativa
SICREDI REGIÃO DA PRODUÇÃO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RONDINHA

Apoiadores
SICREDI

Assessoria Pedagógica
Jandira Freitas
"O professor não somente ensina, mas aprende brincando com as crianças"
Letícia Maraschin De Marco | Professor(a)