Conhecendo a Máquina Colheitadeira
“ Gostamos muito de visitar a máquina colheitadeira, subir nela e produzir a mesma em sucata.
Depoimento coletivo da turma | aluno(a)
Expedição Investigativa
Recorte do Currículo: Meio Ambiente
Território: Agropecuária Alves
Pergunta Exploratória: O que há de curioso neste lugar?
Objetivos
Conhecer a máquina colheitadeira, a sua importância nas atividades econômicas do nosso município e a valorização do trabalho no campo.
Comunidade de Aprendizagem
Sr. Gilberto – saída de campo
Articulação com o currículo
atividades econômicas
Visita orientada Sr. Gilberto – explorar uma máquina colheitadeira
- Roteiro de perguntas – pontuação
- Entrevista – registro de questões (2 perguntas por alunos)
- Desafio: confecção de máquina simples com peças modulares (lego)
- Socialização da experiência – história em quadrinhos
- Agricultura – atividade econômica – E as outras? Comércio, indústria, pecuária (produção de ração).
- Ciclo da produção de grãos – desenho com notinhas explicativas + recortes;
- Visita no Sr. Gilberto – confecção lupas e binóculos para ver os detalhes da máquina (investigação);
- Confecção de máquina agrícola com sucata;
- Sentidos – explorar tipos de grãos (apoio família + utilizar banco de sementes): tamanhos, formas, cores, palavras, significado, olfato, contagem – coleção de grãos – estojo, jogos.
- Desafio: confecção de máquina simples com peças modulares (lego) e/ou criar uma mini fazendinha com o jogo lego;