VIVER SAUDÁVEL
Expedição Investigativa
Ao observar a alimentação dos alunos durante a merenda e o recreio, verificamos excessivo consumo de comida industrializada de modo geral ( salgadinhos, bolachas, balas, pirulitos, e chocolates.) e a ausência de frutas e verduras nesses momentos.
Objetivos
Incentivar hábitos saudáveis, resgatando a cultura de chás naturais, como forma de prevenir e até mesmo auxiliar na cura de doenças.
Aprender que uma alimentação saudável + exercícios físicos é uma receita de saúde muito importante.
Incentivar o consumo de frutas, verduras e legumes.
Comunidade de Aprendizagem
Professoras, alunos, pais, funcionários e comunidade local.
Articulação com o currículo
CIÊNCIAS : Alimentação saudável, Meio ambiente, Corpo humano, Partes e funções das plantas, Higiene, Órgãos dos sentidos e Sustentabilidade
LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura e interpretação de textos variados; Hora do conto; Expressão oral; Produção de textos variados;
MATEMÁTICA:
Unidades de medidas;
Valor nutricional dos alimentos;
Construção de tabelas e gráficos;
Histórias matemáticas;
Sistema monetário brasileiro;
HISTÓRIA
Valor cultural da alimentação (ALIMENTOS DE ORIGEM AFRICANA, INDÍGENAS E EUROPÉIAS);
Pesquisas de receitas de família;
ARTES
Confecção de pirâmide de alimentos;
Confecção da sinaleira dos alimentos;
Confecção do livro de receitas;
Produção de desenhos com interferência e sem interferência;
EDUCAÇÃO FÍSICA
Dramatização
Rodas cantadas
Caminhada
ENSINO RELIGIOSO
Respeito das diferenças
Cooperação
Valores
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Quando o objetivo do projeto é permitir que os alunos, juntamente com seus familiares, reflitam sobre seus hábitos alimentares e das consequências que os mesmos tem na sua saúde, pretende-se levar ao conhecimento a todos através de um processo de participação coletiva que se dá de forma integral no assemblear.