Resgate de valores
Expedição Investigativa
Ao observar no período de sondagem os alunos da turma do 2º ano foi possível constatar como primeiro ponto a ser trabalhado os valores sociais e morais em virtude da indisciplina no ambiente escolar.
A causa da indisciplina poderia ser atribuída pela falta de valores ou do enfraquecimento do vínculo com a moralidade.
Objetivos
- Reconhecer o ¨eu¨como parte integrante e participativo da família, sociedade sabendo de todos os nossos direitos e deveres.
- Realizar atividades em grupo que instiguem a valorização dos trabalhos individuais das crianças, resgatando sua autoestima, e que comprovem que juntos somos mais fortes.
- Proporcionar atividades que levem o aluno a pensar e desenvolver o raciocínio, a curiosidade e a autocrítica, e a estabelecer relações e valores na boa convivência.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos da turma do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São João Batista de La Salle e seus respectivos familiares, auxiliados pela professora regente, com parceria dos pais ou responsáveis pelos alunos.
Articulação com o currículo
Eu
-Direitos e deveres
-Sociedade ( bairro – município- estado e país)
-Família
Valores culturais
Língua Portuguesa:
-Produção de textos variados
-Leitura e interpretação de textos variados
-Hora do conto
-Expressão oral
Matemática
- Construção de tabelas
- Sistema monetário brasileiro
Arte
-Cartazes
-Desafio
-Produção de desenho com interferência e sem interferência
-Confecção de medalhas
Educação Física
-Dramatização
-Rodas cantadas
-Caminhada
Ensino religioso
-Respeito das diferenças
-Cooperação
-Valores
- Bullying
-Qualidades individuais
-Autoavaliação
Valorização do ser humano
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear é constante pois todas as decisões são compartilhadas em grupo.