Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Leitura e produção de Histórias
Expedição Investigativa

A leitura é um processo constante, instrumental e básico no ensino da língua. Assim como os pais a escola tem papel fundamental no estímulo à leitura. As vezes é através dela que acontece o primeiro contato com o livro. A deficiência na leitura é um problema que atinge muitas crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Por que tantas crianças não possuem o hábito da leitura e de que forma a escola pode contribuir o gosto pela mesma? A pergunta exploratória deu inicio a expedição com pais.

Objetivos

Despertar o prazer da leitura, possibilitando o acesso aos diversos tipos de leitura, vivência com emoções, fantasia, imaginação e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno.

Comunidade de Aprendizagem

Envolvimento dos professores, merendeira, alunos 1º ao 5º ano juntamente com os pais, num trabalho multidisciplinar, em que todos os envolvidos estarão realizando os objetivos propostos. Começando com a assembléia com os pais, onde concordaram que seria muito bom e de suma importância este projeto.

Articulação com o currículo

A articulação curricular se dá através das grandes áreas do conhecimento onde no :Português: reconhecer letras, sílabas e palavras envolvendo figuras;
intercâmbio entre ouvir e o falar; produzir textos, diálogos envolvendo personagens de histórias; na Matemática:contar e reconhecer quantidades, escrevendo, reconhecer valores, resolver problemas, envolvendo as quatro operações; na Ciências: hábitos de higiene mental, reconhecer que ler é importante para uma vida saudável, produção de textos sobre o meio ambiente; na Geografia: reconhecer sua história da vida e nas Artes: despertar a criatividade através do desenho e dramatização,ilustrar histórias....
No ênfase está no valorizar a importância da leitura em família.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Todas as atividades são dentro do modelo de assembléia, pois todos os envolvidos participam, opinam, constroem e avaliam o processo da leitura e produção de histórias.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha

Diretor
Geneci dos Santos e Milene C. dos Santos

Turma
1º ao 5º ano

Número de alunos
6

Educadores
Milene C. dos Santos, Geneci F. da Rosa dos Santos, João Alfeu Garcia

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Lagoão

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE LAGOAO

Apoiadores
Programa A União Faz a Vida; Secretaria de Educação

Assessoria Pedagógica
Costa & Costa Assessoria - Andréa Cristina Costa
O projeto leitura e produção de histórias têm como premissa básica reforçar, enriquecer o aprendizado do aluno, resgatando a importância de se ler. Este projeto visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações conjunta alunos, pais e escola
Milene C. dos Santos | Professor(a)