Ler, Aprender e Viajar no Mundo da Imaginação
Expedição Investigativa
Primeiramente foi feito um encontro com os alunos, pais e professores, na qual foi exposto os objetivos e colocado qual seria o tema do projeto, pois, tínhamos escolhido o assunto leitura, por ser de fundamental importância para a aprendizagem dos educandos. Também ficou combinado que usaríamos o espaço físico do pátio da escola para desenvolvermos o projeto. Em seguida, foi realizada uma expedição à biblioteca local para que os alunos tivessem contato com os livros, conhecimento do ambiente.
Objetivos
Estimular os alunos a adotarem o hábito da leitura permanente para estarem continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno, para que se tornem sujeitos leitores e escritores e protagonistas da sua própria história.
Comunidade de Aprendizagem
As pessoas envolvidas no projeto serão os alunos, pais , professores, coordenadora escolar, coordenadora local, Secretaria Municipal de Educação, palestrantes e comunidade em geral.
Articulação com o currículo
Linguagens: desenvolver a leitura, produzir textos e interpretar os mesmos, contar história oralmente, conhecer diversos tipos de textos e desenvolver a escrita e a ortografia.
Matemática: resolver problemas e cálculos, perceber a importância dos números na vida...
Ciências: valorizar o espaço físico e as paisagens naturais, perceber a importância das plantas para o bem do nosso planeta.Confeccionar livros com capa contendo resumos de histórias, produzir paródias e poesias, dramatizar histórias, apresentar músicas sobre assuntos relacionados as histórias lidas.
Todas estas atividades estão voltadas ao desenvolvimento textual com produções dos alunos estimulando desta forma a autoria.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do tema foi feito de forma democrática, por entendemos a necessidade dos alunos em ser trabalhado a leitura em sala de aula, onde a assembléia com os alunos, pais e professores, na qual foi exposto os objetivos e colocado qual seria o tema do projeto. No processo surgiram sugestões e possibilidades para o desenvolvimento do tema escolhido.