O Resgate da Cultura da Erva Mate Através da Prática da Sintropia
“ “Fiquei muito feliz em poder participar do Projeto Resgatando a Cultura da erva mate Através da Pratica da Sintropia. Isto quer dizer onde que meu pai planta algum tipo de produtos, poderá também plantar mudas de erva mate, produto este que os meus pais adoram tomar nas horas de folga. Com certeza se meu pai usar essa técnica em nossa propriedade ele terá uma nova fonte de renda também.”
Kauan Henrique Kautzmann | aluno(a)
“ Como somos gaúchas e temos o hábito de tomar chimarrão, antes de ir para a lavoura , fiquei entusiasmada com o Projeto “ Resgate da Cultura da Erva Mate Através da Prática da Sintropia” realizada pela EMEF Jacob Dickel, que bom que os professores e alunos estão em busca de resgatar este produto em nossa localidade, pois antigamente esta localidade tinha uma enorme plantação de erva mate, onde que as famílias Hagemann e Kautzmann se dedicavam na fabricação da erva mate.
Elisabete Grohe | responsável
Expedição Investigativa
Os alunos juntamente com os professores orientadores realizarão visitas as famílias da nossa localidade para divulgar o projeto “O Resgate da Cultura da Erva Mate Através da Pratica da Sintropia”, verificando quais as técnicas que estão utilizando no cultivo de produtos agrícolas, ouvindo o que têm a dizer sobre suas propriedades e o que sabem contar sobre o cultivo da erva mate.
Objetivos
Buscar agricultores que se dispõem a iniciar a técnica sintrópica em suas propriedades introduzindo o cultivo da erva mate, sabemos da resistência de muitos, por isso colocamos como um desafio o nosso projeto de pesquisa.
Proteger a floresta e saber utilizar esse recurso de forma consciente, e entender o valor da preservação ambiental a se construir um planeta que proporcione qualidade de vida para esta e para esta e para as futuras gerações.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos do 5º ao 9º ano (professores, funcionários e comunidade)
Articulação com o currículo
A articulação se dará através da transversalidade entre ás áreas: Língua Portuguesa: Serão trabalhados conteúdos de leitura, interpretação de textos, pesquisa, poemas, paródias, visitações e relatos, redações; Matemática: histórias matemática, sistema monetário, quantidade, área, consumo, produção, lucros, despesas, medidas, cálculos; Geografia: espaço, tempo, clima, vegetação, relevo, tipos de solo, cartografia, vegetação, população, reflorestamento, preservação ambiental.; História: surgimento do projeto, período, origem, população envolvida, linha do tempo, história da origem da erva mate,; Ciências: preservação ambiental, pesquisas, saídas de a campo, qualidade de vida, tipos de propriedades tipos de alimentos, tipos de solo, reciclagem, reflorestamentos.; Ensino Religioso: valores, diversidade; Educação Física: expedição investigativa, trilhas, passeios ecológicos, nas Artes: pinturas, dobraduras, maquetes, cartazes, confecções com sucatas, paródias; Inglês: traduções, músicas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O Projeto Resgate da Cultura da Erva Mate Através da Prática da Sintropia surgiu em reuniões de assessorias do PUFV devido à preocupação dos professores e comunidade em resgatar essa cultura que já foi muito significativa em nossa localidade.Sendo assim a Erva Mate e a Sintropia vem a consolidar suas buscas de alternativas de permanência local dos jovens através de meios que o habilitem e o capacitem também fora de suas comunidades e aptos a desenvolver novos métodos .