Etnia Polonesa: Nossas Tradições, Culturas e Heranças.
Expedição Investigativa
A partir desse questionamento, a maioria dos alunos expressaram a necessidade da música e dança na escola, com interesse em aprenderem sobre a etnia polonesa que é predominante na comunidade. Esse momento de expedição foi muito agradável e descontraído, pois viajamos através da imaginação a lugares a serem visitados, a convidar pessoas para falar sobre a etnia, até a uma possível participação da festa da BRASPOL e do Santo Polaco da comunidade.
Objetivos
Oferecer aos alunos a oportunidade de aprofundar-se na origem polonesa predominante na comunidade, objetivando um trabalho de parceria para a valorização da cultura étnica, por meio da história dos seus antepassados, da música, dança e comidas típicas, contribuindo, assim para o desenvolvimento de um ser humano consciente, cidadão e cooperativo.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, avós, familiares, comunidade, professores, alunos, funcionários, BRASPOL, Martinho Fransisco Schutkoski, Jornal Local, Emissora de Rádio.
Articulação com o currículo
Texto, interpretação e tradução sobre a origem polonesa;gráficos e medidas para a construção do mural;pesquisa sobre origem e construção da árvore genealógica;horas e quilômetros;Pesquisa de textos em polaco;Pesquisar a história da Polônia e sua localização;danças polonesas;Pesquisa das religiões da Polônia. Pesquisar a história da BRASPOL;Pesquisa de textos sobre a cidade de Áurea;Pesquisar a história da cidade de Áurea e sua localização;apresentar aos demais alunos o que foi aprendido com o estudo e visita sobre Áurea;Assistir vídeo com músicas e danças polonesas;vestimentas e comidas típicas;montar cardápio para fazer comidas típicas para o lanche;