Planeta Água
Expedição Investigativa
Foi na própria escola através de uma roda de conversa na qual todos participaram demonstrando interesse no tema proposto. Percebi que as crianças estavam desperdiçando muita água, trazendo garrafas grandes, copos também grandes nas quais colocavam muita água, e esquentava então tornava-se necessária sua troca. Convidei as crianças para passear pela escola e solicitei que observassem outras crianças usando os bebedouros, banheiros, torneiras.
Objetivos
Proporcionar aos alunos uma diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.
Comunidade de Aprendizagem
SAAE- visita a unidade central de distribuição de água na cidade.
SME- liberação de transporte escolar para visita.
Guardas Municipais- suporte para realização da blitz com o tema água na Avenida em frente à escola.
Família- participação nas ações da visita ao SAAE e entrega dos panfletos.
Articulação com o currículo
Conhecimento de mundo: linguagem oral e escrita
Familiarizar-se com a escrita do tema: água Na poesia, na atividade impressa para cada um, sendo feita a leitura e em seguida circular todas as palavras água que aparecerem na poesia.
Conhecimento de mundo
Natureza e sociedade: meio natural: elemento da natureza: ÁGUA. Valorizar a água. Vídeo: demonstrando a importância da água para vida.
Sensibilizar pela preservação da água. Blitz a favor da água realizada na rua com entrega de panfletos aos moradores do bairro.
Oportunizar as crianças vivência presencial a unidade central de distribuição da água na cidade. Visita ao SAAE.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Através de uma roda de conversa foi escolhido o nome do projeto, a água é vida, preservar é preciso, planeta água e ouvi as ideias sugeridas pelas crianças, após escrever todos na lousa optaram por escolher o nome PLANETA ÁGUA ficando assim o nome do nosso projeto.