Jovem Construindo a Cidadania por Meio da Valorização da Vida.
Expedição Investigativa
Boa Pergunta: - O que você entende por valorização da vida? - Você exerce sua cidadania? De que forma? Como está vendo o exercício da cidadania em nosso município, tanto em direitos quanto em deveres? Sabe identificar os direitos e deveres de um cidadão?
Território: Escritórios, Posto de combustível, Delegacia e Rodoviária.
Objetivos
Ler, discutir e conhecer o que é cidadania, o que são direitos e deveres e quais e/ou ações que cabem a cada cidadão, buscando uma sociedade mais igualitária e humana usando diferentes formas de socialização.
Comunidade de Aprendizagem
Professores, alunos e comunidade investigada URI, Delegada e Assistente Social
Articulação com o currículo
- História:* A Constituição Brasileira;- Sociologia:* Como viver em sociedade respeitando os direitos e deveres;- Língua Espanhola:
* Textos relacionados a direitos e deveres.- Leitura, debate, interpretação de textos relacionados ao conteúdo;- Palestra com a delegada Aline Dequi Palma.- Química:* A drogadição e os processos químicos; Produção textual:* Produção textual como relatórios e textos dissertativos argumentativos;- Sociologia: * Direitos e deveres na prática. - Oficina URI, “Porque dizer não as drogas”;- Palestra com a Assistente Social Adriana Pasquali e secretário de saúde Marcelo Lavratti.
- Visita na fazenda Cristo Rei e Lar dos Idosos em Frederico Westphalen.
- Língua Portuguesa:* Relatório escrito do que viu e sentiu. - Apresentação para as outras turmas.- Sociologia:* Debates sobre textos que falam sobre o assunto;* Leis trabalhistas;* Direitos e deveres. - Fala sobre as mudanças na reforma da previdência para saber como vai.