Classificação: Educação Financeira
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

A Mídia e a Cultura do Consumo
Expedição Investigativa

Boa pergunta:
1-Observe atentamente os estabelecimentos comerciais de nossa cidade e identifique quais os apelos que utilizam para atrair os consumidores?

Objetivos

Refletir sobre as influências da mídia sobre a cultura do consumo, pesquisar e fornecer um conjunto amplo de orientações e esclarecimentos sobre posturas, valores e atitudes adequadas no planejamento e uso dos recursos financeiros e pessoais.

Comunidade de Aprendizagem

Pessoa e Entidades que contribuirão para o desenvolvimento do Projeto: comerciantes, comunidade escolar, pessoas entrevistadas, Programa Municipal de Educação Fiscal, Fiscal de Tributos do Município de Rodeio Bonito.

Articulação com o currículo

Português: Leitura, estudo, debate, de diversos gêneros textuais que abordam a temática proposta neste projeto; Produção de textos orais e escritos em diferentes gêneros;- Leitura e trabalhos com os livros “A Árvore que dava Dinheiro” , “Procura-se Um Planeta Sustentável”, “ A Droga da Obediência” e “ Os Miseráveis”- Ditos Populares e frases sobre dinheiro;- Nomes populares para referir-se ao dinheiro;- Dicas de um consumidor consciente Arte:- Observação de imagens;- Visita ao Museu Municipal;- Meu Cofrinho- Poupar para investir;- Teatro Educação Física:
- Práticas de lazer econômicas Leitura Produção de textos orais e escritos
Estudo da língua:Classes de Palavras- Elaborar as dicas e orientações com os alunos e distribuir à comunidade;Observação de imagens
Reciclagem de materisPesquisas Atividades físicas


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Fundamental José André Acadroli

Diretor
Juçara Rotoli Ciprandi

Turma
8º E 9º ANOS

Número de alunos
86

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Rodeio Bonito

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RODEIO BONITO

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades de Itapiranga
Etapas e interesses: - Reunião de Planejamento dos Projetos Cooperativos de aprendizagem na escola;
- Definição do local e das boas perguntas pelo grupo de professores que irão desenvolver o Projeto;
- As expedições:
Luiza T. Begnini, Marivanda B. Bazanella, Adriana Bueno, Eversom Schlemmer, Ilse A. Figueiredo, Cecília Cavali, Rosaura Silvestri | Professor(a)