Pintando o 7
Expedição Investigativa
Desenvolvi com a turma diferentes atividades de diferentes áreas com o intuito de perceber o que a turma no geral se identificava mais e desenvolvia com mais interesse, dedicação e prazer. Com isso percebi que quando tínhamos aula de artes visuais as crianças interagiam de maneira satisfatória e produtiva. Portanto o projeto também vem contribuir na vida infantil de cada um, com ações desenvolvidas a fim de promover e desencadear noções de respeito a sua produção e a dos colegas.
Objetivos
Estimular através das artes, cores, formas e texturas, a criatividade, a sensibilidade e autoconfiança, pois as crianças nesta fase de desenvolvimento exploram tudo o que veem por meio dos sentidos, toques havendo necessidade de um olhar sensível e uma estimulação e experimentação constante a fim de propiciar desafios e crescimento com o trabalho com as artes.
Comunidade de Aprendizagem
Departamento de cultura- visitação e apreciação do espaço.
Visita ao ateliê- apreciação de obras de arte.
SME- transporte para as visitas.
Família- Participação e contribuição com as camisetas.
Participação na Mostra de Artes.
Articulação com o currículo
Promover atenção ao conhecimento nesse faixa etária, para que sejam dadas às crianças as possibilidades de desenvolverem seu potencial criativo de maneira lúdica e prazerosa através de contatos com cores, formas e texturas.
Eixo 3 – Matemática – Processos Mentais/ Grandezas e Medidas Experimentar situações que envolvam grandezas e medidas.
Adquirir noções de empilhamento. Pintura de diversas caixas, fazendo empilhamento e noções de grandezas como maior/menor/mesmo tamanho/curto/comprido/embaixo/em cima.
Eixo 3 – Artes Visuais – Fazer Artístico e Apreciação Artística. Visita ao centro cultural.
Visita ao Ateliê.
Pintura da caixa de sucatas.
Confecção de painel com flores.
Confecção do mural do projeto para culminância.
Pintura mágica.
Pintura das telas.
Pintura das camisetas.
Pintura das cerâmicas.
Pintura das bandejas.
Pintura do palhaço.