Cidadania e Valores
Expedição Investigativa
O Projeto “Cidadania e Valores”, surgiu pela necessidade em promover atitudes para melhorar a convivência dentro das escolas, para que estas sejam formadoras de pessoas e não apenas transmissoras de conhecimento, resgatando valores morais, éticos e humanos. Realizamos pesquisa junto ao corpo docente e discente de cada escola no sentido de levantamos o olhar, a percepção, o comprometimento e a atuação coletiva neste projeto.
Objetivos
Proporcionar ao aluno condições para que se conscientize da necessidade de respeito dos direitos e deveres de cada um, formando valores éticos, morais e humanos para o exercício de sua cidadania e cumprindo assim, com o especial papel da escola: favorecer uma aprendizagem realmente significativa na formação de seres humanos mais conscientemente participativos e responsáveis no convívio social.
Comunidade de Aprendizagem
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, TURISMO E DESPORTO – SOBRADINHO-RS
EMEF BORGES DE MEDEIROS
EMEF DR. ADOLPHO SEBASTIANY
EMEF SEOMAR MAINARDI
EMEF ESPÍRITO SANTO
EMEF FLOR FABRÍCIO CERETTA
EMEF GERALCINO DORNELLES
EMEF SÃO VALENTIM
EMEF MARIA VITÓRIA POHLMANN
EMEI DUDU
EMEI NOSSA SENHORA APARECIDA
EMEI SANTA RITA DE CÁSSIA
EMEI TITICO
EMEI ABELHINHA FELIZ
SICREDI CENTRO SERRA - SOBRADINHO
Articulação com o currículo
Utilizar o referido projeto para despertar na comunidade escolar: Posicionamento critico reflexivo, produção de ideias e ações criativas e colaborativas, interpretação dos aspectos da natureza, social e humanas, compreensão da realidade no sentido de resolver suas problemáticas e exercer a cidadania, incentivo à pesquisa de informações e dados, ampliação de sua visão, desenvolvimento do pensamento cognitivo e artístico, articulação com diferentes formas de linguagem, aprendizagem criativa e prazerosa, visão de trabalho em equipe, desenvolvimento de competências para lidar com as características da sociedade atual, buscando novas compreensões, produção e ações, compreendendo a tecnologia e as implicações do seu uso no processo de ensino e aprendizagem. O trabalho tem como foco a reflexão e a articulação entre as áreas do conhecimento.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ocorreu o processo assemblear junto ao corpo docente e discente onde as decisões foram de forma coletiva tomadas.