Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

CONHECENDO O MUNDO ATRAVÉS DAS SENSAÇÕES
Expedição Investigativa

Foi enviado um questionário aos pais, os quais responderam e reenviaram para a escola.

Objetivos

Desafiar os sentidos, instigar a curiosidade, estimular a atenção, a criatividade e a exploração do mundo a sua volta compreendendo a importância de cada um deles.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, professores, alunos e comunidade em geral

Articulação com o currículo

Tapete Sensorial: Criatividade e iniciativa- Partes do corpo e regras de convivência- Percepção visual e tátil- Coordenação viso motora - Serão colocados materiais de diferentes texturas em bacias plásticas e os alunos irão andar de bacia em bacia com os olhos vendados, sentindo e tentando descobrir no que estão pisando. Bandinha Escolar: Participação, Espontaneidade, Hábito de ouvir, Percepção sonora, Linguagem musical, Ritmos- Serão oferecido diversos instrumentos musicais e pedido que as crianças explorem os mesmos, tentando seguir o ritmo da música que estarão ouvindo. Degustação com olhos vendados: Sensibilidade, Participação, Linguagens Oral e escrita, Manusear, Observar, Partes do corpo, Elementos da natureza, Sabor, Textura - Serão oferecidos alimentos de variados tipos para que as crianças, com os olhos vendados tentem descobrir o que estão comendo. Será questionado para que falem a textura, o cheiro e o sabor do alimento experimentado.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PADRE BENJAMIN ROSATO

Diretor
Alcindo Frighetto

Turma
Maternal I, II, III E Turma Integral

Número de alunos
34

Educadores
Eliane Maria Carboni Taffarel Lucas, Ilda Tres, Joice Bellini e Marilene Vicari Sartoretto

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Pinhal

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PINHAL

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades de Itapiranga
“Este projeto é de fundamental importância no desenvolvimento das crianças, pois através dos órgãos dos sentidos as mesmas interagem com o meio que vivem sendo assim se auto desenvolvendo. Além da integração social, também a participação da família na vida Escolar do aluno, é um dos pontos importante no desenvolvimento, na capacidade de interpretar e captar diferentes estímulos, pois sociedade, escola e família trabalham em prol de um bem comum.”
Eliane Maria Carboni Taffarel Lucas | Professor(a)