Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
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Projeto

Ser diferente é normal Ações desenvolvidas em conjunto, visando o respeito as diferenças e buscando uma melhor aceitação de inclusão escolar.
Ana Júlia Moura Nunes. | aluno(a)
Viver é conviver e se relacionar, somos seres de relação, somos incompletos e inacabados, nós somos incompletos porque sem o outro não existimos.
Pâmela Medeiros. | responsável
Expedição Investigativa

Visita a Escola Municipal Especial "Raio de Sol"

Questionários (entrevistas) com a família.

Objetivos

Conscientizar os alunos, família e comunidade escolar da necessidade de respeitar as diferenças para uma boa convivência social, proporcionando espaços de reflexão.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, pais, funcionários e professores.

Articulação com o currículo

1- Realização de um questionário: exemplo_Qual a visão dos pais sobre inclusão escolar?
2-Livreto: A grande Família do Berçário I.
3- Móbile da família.
4-Contação de História com fantoches e musicalidade sobre inclusão e diferenças.
5-Trabalho no espelho-Somos Iguais??
6- Construção de um cartaz onde cada um irá se desenhar com ajuda do professor identificando semelhanças e diferenças físicas.
7-Construção de livreto- Diferentes tipos de família.
8- Construção de seu boneco pessoal.
9- Minha família: cada semana um aluno levará para casa o caderno para que possa ilustrar de forma criativa sua família.
10-Visita a E.M.E. Raio de Sol para realizar brincadeiras através da musicalidade.
11- Filme: Amor sem limites.
12-Dia festivo e exposição dos trabalhos realizados durante o projeto para toda comunidade escolar com lanche partilhado e brincadeiras diversas.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas

Turma
12

Número de alunos
203

Educadores
09

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Cacequi

Cooperativa
SICREDI PAMPA GAÚCHO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CACEQUI

É preciso que dentro da escola possamos valorizar as diferenças e desconstruir esse sistema atual de significação escolar excludente, normativo, elitista, construindo uma nova ética escolar que advém de uma consciência ao mesmo tempo individual,social e planetária.