Descobrindo as Sensações
Expedição Investigativa
A expedição foi realizada dentro da sala, utilizando bacias e diversos elementos com variadas sensações, onde também foi confeccionado um tapete sensorial com botões, fivelas e argolas os quais tinham diferentes tamanhos, cores e formas.As crianças durante a investigação foram sendo questionada, mas como a maioria não usufrui da expressão oral as respostas foram adquiridas através da expressão facial e dos gestos.
Algumas perguntas utilizadas:
Objetivos
Trabalhar diferentes sensações de forma lúdica com o objetivo de desenvolver integralmente suas habilidades e capacidades através das descobertas sensoriais.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, monitores e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Paladar, tato, olfato, coordenação.Tapete sensorial.
Ciências, artes e educação física. Brincadeiras livres e orientadas, onde as crianças pegarão os objetos, experimentarão sabores e texturas. Na sala trabalhar com o tapete das sensações, caixa com diferentes brinquedos e objetos, atividade com gelatina. No pátio utilizar bolas.
Historias infantis, linguagem oral e visual, táteis.Português. Através das histórias infantis trabalhar diversos sons, despertando nas crianças a curiosidade, imaginação, atenção, oralidade, ajudando e incentivando a fala.Histórias infantis com manuseio de livros de pano, banho, de texturas diferentes, com sons e interagindo com os gestos de faz de conta. Fantoches. Expressão corporal e facial, linguagem.Português, ciências e educação física. Através de músicas cantadas, coreografá-las, sentando, engatinhando, caminhando, dançando, trabalhando o equilíbrio, lateralidade, espaço .