Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

ValorizAÇÃO Através do projeto foram desenvolvidas muitas atividades, que fizeram com que pensássemos em nossas atitudes, em nosso relação com o outro e com o ambiente. Uma das atividades que chamou atenção foi a palestra com a Delegada,que salientou sobre a importância da boa convivência do respeito; outras atividades também vem se destacando como as gincanas que visam os valores, no momento estamos nos preparando para amostra do conhecimento, onde a pesquisa e o trabalho em equipe é fundamental
Kauane Fiuza | aluno(a)
Percebemos muita mudanças nas atitudes das crianças após o desenvolvimento do projeto, os pequenos se relacionam com educação respeitam os mais velhos, os pais são chamados a participar das atividades da escola, ficam a par das atividades dos filhos e se sentem também valorizados.
Daiane Vanzing | responsável
Expedição Investigativa

Pesquisar na delegacia o número de registros de roubo , assaltos brigas da localidade de Sitio Alto.

Entrevistar pessoas idosas da nossa localidade para conhecer como era o relacionamento das pessoas antigamente? Se existia roubo, assassinatos, brigas e comparar com o momento presentes.

Objetivos

Proporcionar ao aluno condições para que ele se conscientize da necessidade de respeito entre todos através do reconhecimento, da aplicação dos direitos e deveres de cada um, formando valores éticos e morais para o exercício de sua cidadania e cumprindo, assim, com o maior papel da escola: favorecer uma aprendizagem realmente significativa na formação de seres humanos mais conscientemente participativos e responsáveis no convívio social.

Comunidade de Aprendizagem

Palestra sobre diferentes assuntos desenvolvendo valores e autoestima do aluno
Dinâmicas que desenvolvam valores
Relatos vivenciados por pessoas da comunidade
Uso de Filmes e músicas

Articulação com o currículo

Além de trabalhar os valores dentro de sua disciplina, cada professor conselheiro , uma vez por semana, lerá mensagens (momento da oração) ou dinâmicas com temas relacionados a valores, para as turmas, onde serão feitos comentários, geração de opiniões.Língua Portuguesa: Conceito do valor exposto e dramatização da realidade desse valor e produções textuais.Matemática: Dados e gráficos estatísticos das consequências de violência na cidade, no estado e no país para mostrar aos alunos o quanto é necessário o resgate desse valor em estudo. Inglês: Músicas e tradução de letras de músicas, elaboração de histórias em quadrinhos e uso do dicionário de inglês de acordo com o tema selecionado. Geografia: Valorização das relações entre as pessoas e textos sobre valores.História: Relatórios escritos ou verbais sobre filmes assistidos.Ciências: Valorização da vida, preservação da saúde e bem estar, preservação meio ambiente.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

As tomadas de decisões são construídas na discussão e reflexões na sala de aula configurando o processo assemblear.

Ficha Técnica
Escola
EMEF JOVINO FERREIRA FIUZA

Diretor
NADIESCA RAUBER PRADELLA

Turma
PRÉ-A AO 9º ANO

Número de alunos
153

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Arroio do Tigre

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARROIO DO TIGRE

Apoiadores
Programa A União Faz a Vida; Secretaria de Educação

Assessoria Pedagógica
Elisabeth Garcia Costa
Este projeto vem ao encontro do que nossos alunos sentiam necessidade, de serem valorizados com limites, com carinho apreendendo a relacionar-se com o outro e com o ambiente, regatando valores, o amor próprio, o amor ao próximo e a boa convivência.
Letícia Uberti | Professor(a)