ValorizAÇÃO
“ Através do projeto foram desenvolvidas muitas atividades, que fizeram com que pensássemos em nossas atitudes, em nosso relação com o outro e com o ambiente. Uma das atividades que chamou atenção foi a palestra com a Delegada,que salientou sobre a importância da boa convivência do respeito; outras atividades também vem se destacando como as gincanas que visam os valores, no momento estamos nos preparando para amostra do conhecimento, onde a pesquisa e o trabalho em equipe é fundamental
Kauane Fiuza | aluno(a)
“ Percebemos muita mudanças nas atitudes das crianças após o desenvolvimento do projeto, os pequenos se relacionam com educação respeitam os mais velhos, os pais são chamados a participar das atividades da escola, ficam a par das atividades dos filhos e se sentem também valorizados.
Daiane Vanzing | responsável
Expedição Investigativa
Pesquisar na delegacia o número de registros de roubo , assaltos brigas da localidade de Sitio Alto.
Entrevistar pessoas idosas da nossa localidade para conhecer como era o relacionamento das pessoas antigamente? Se existia roubo, assassinatos, brigas e comparar com o momento presentes.
Objetivos
Proporcionar ao aluno condições para que ele se conscientize da necessidade de respeito entre todos através do reconhecimento, da aplicação dos direitos e deveres de cada um, formando valores éticos e morais para o exercício de sua cidadania e cumprindo, assim, com o maior papel da escola: favorecer uma aprendizagem realmente significativa na formação de seres humanos mais conscientemente participativos e responsáveis no convívio social.
Comunidade de Aprendizagem
Palestra sobre diferentes assuntos desenvolvendo valores e autoestima do aluno
Dinâmicas que desenvolvam valores
Relatos vivenciados por pessoas da comunidade
Uso de Filmes e músicas
Articulação com o currículo
Além de trabalhar os valores dentro de sua disciplina, cada professor conselheiro , uma vez por semana, lerá mensagens (momento da oração) ou dinâmicas com temas relacionados a valores, para as turmas, onde serão feitos comentários, geração de opiniões.Língua Portuguesa: Conceito do valor exposto e dramatização da realidade desse valor e produções textuais.Matemática: Dados e gráficos estatísticos das consequências de violência na cidade, no estado e no país para mostrar aos alunos o quanto é necessário o resgate desse valor em estudo. Inglês: Músicas e tradução de letras de músicas, elaboração de histórias em quadrinhos e uso do dicionário de inglês de acordo com o tema selecionado. Geografia: Valorização das relações entre as pessoas e textos sobre valores.História: Relatórios escritos ou verbais sobre filmes assistidos.Ciências: Valorização da vida, preservação da saúde e bem estar, preservação meio ambiente.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
As tomadas de decisões são construídas na discussão e reflexões na sala de aula configurando o processo assemblear.