Brincando também se aprende
Expedição Investigativa
Etapas e interesses: O aluno por sua vez levará para casa um caderno onde terá o nome do projeto, o objetivo, a explicação de como os pais irão contribuir e como realizar a atividade. Cada família terá como tarefa escrever no caderno uma brincadeira ou um jogo da sua infância. O filho (a) aprenderá com seus pais essa brincadeira e socializa com seus colegas. Os registros ficarão a cargo dos pais se queiram fotografar e usar da tecnologia para enviar ao professor.
Objetivos
O projeto “Brincando também se Aprende” tem por objetivo usar dessa excelente estratégia para o processo de ensino aprendizagem, pois considera-se uma metodologia que estimula o raciocínio, favorece na ligação dos conteúdos com a vivência, contribui para a socialização e oportuniza a compreensão das regras e limites, além de ampliar as possibilidades de expressão e desinibição. Instiga a busca de soluções, trocas de ideias e de tomadas de decisões.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais comunidade geral.
Articulação com o currículo
Linguagens No dia ou semana em que o aluno traz o caderninho com a brincadeira aprendida com os pais, juntamente com o professor vai ensinar para o restante dos colegas. Artes, matemática, esquema corporal Desenhar a amarelinha no pátio da escola com as crianças.
Sequência numérica. Desenhar no pátio da escola, onde todas as crianças posam brincar. Noção de espaço, força. 5 círculos no chão, sendo um maior que o outro o menor é o alvo assim as crianças irão aprender brincando.Noção de espaço, força, equilíbrio, concentração. Cores, números e letras. As bolas que serão oferecidas aos alunos para acertar podem ser referentes a idade ou ao conteúdo. (cores, números, letras, alimentação...) Atenção, raciocínio, A demarcação do jogo ficará pintada no chão, as peças serão de tecidos preenchidos com fibra.Força, noção de espaço Serão utilizados cones e bambolês.