O que é a escola?
“ Eu acho bom, porque nós passeamos e tiramos fotos. É muito legal.
Gabrielly Dolne, 9 anos. | aluno(a)
“ Eu acho que sem união é muito difícil de se viver. É um programa muito bom para todos.
Marindia Rodrigues, 25 anos. | responsável
Expedição Investigativa
Passeio no município com entrevistas: Qual o papel da escola na sua vida? Você acha importante a escola? Na sua opinião: como poderia ser a escola?
Objetivos
Despertar o interesse em frequentar a escola; Desenvolver a conscientização da importância da escola; Proporcionar momentos de reflexão, debate e estudo sobre o que vamos fazer na escola; Conhecer o que podemos fazer na escola, trabalhando valores e limites; Proporcionar momentos de prazer e alegria na escola.
Comunidade de Aprendizagem
O projeto será desenvolvido com a participação dos alunos do 5º ano B, pais, equipe diretiva, colaboradores (Secretaria Municipal de Educação) e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
LÍNGUA PORTUGUESA: Produção textual oral e escrita. Leitura. Ortografia e acentuação.Pontuação e sinais gráficos. Gramática. Gêneros textuais. Escritores e poetas gaúchos. MATEMÁTICA: Números naturais. Sistema de numeração decimal. Quatro operações. Números romanos e ordinais. Múltiplos e diversos. Frações. Sistema de medidas. CIÊNCIAS: Água, ar. Solo. Corpo humano. Alimentação. Cuidados com a natureza. Seres vivos. HISTÓRIA: Indígenas. Os sete povos das missões. Colônia de Sacramento. Imigração. Escravos. Revolução Farroupilha. Cultura afro-brasileiro e indígena. Quilombos. Formação histórica. GEOGRAFIA: Pontos cardeais e colaterais. Paisagem gaúcha. Rio Grande do Sul: localização, características físicas, econômicas e sociais, relevo, hidrografia, clima vegetação, agricultura, pecuária, indústria, comunicação e transportes.ARTES: Desenhos. Cores primárias e secundárias.Teatro. ENSINO RELIGIOSO: Valores.