Valores: das concepções iniciais à ressignificação coletiva
“ "Considero importante trabalhar com valores, na escola, pois estes se referem a qualidades que se apresentam como ações que se forem boas, contribuirão para melhorar o dia a dia das pessoas e poderão ser levadas para a vida toda."
Tanaela Sany Barcelos Achterberg | aluno(a)
“ "O projeto está nos dando suporte para trabalhar de forma a contemplar uma pedagogia cooperativa e significativa para nossos alunos, pois vem ao encontro de seus interesses e reforça os valores que estes trazem de casa."
Marilene Pohlmann Abich | responsável
Expedição Investigativa
Expedições investigativas na comunidade escolar, com intuito de descobrir quais valores necessitam ser resgatados para o fortalecimento do processo educacional e da formação integral dos alunos, como cidadãos autônomos, oportunizando reflexões e atitudes que possam ser vivenciados pelos alunos e comunidade escolar.
Objetivos
Ressignificar e vivenciar os valores, oportunizando reflexões e atitudes que visam ao bem estar e fortalecimento da autonomia da comunidade escolar, sempre buscando adequar as ações pedagógicas à metologia dialética, em que o aluno seja o agente principal do seu processo educativo.
Comunidade de Aprendizagem
- Alunos;
- Professores e funcionários;
- Pais e ou responsáveis;
- Comunidade.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa:
Leitura e interpretação de vários gêneros textuais;
Produção textual individual e coletiva;
Produção de cartazes;
Contação de histórias.
Matemática:
Leitura, interpretação e formulação de gráficos e tabelas;
Resolução e elaboração de problemas.
Ciências, História e Geografia:
Pesquisas e levantamentos de dados;
Debates e discussões;
Entrevistas;
Construções de maquetes e plantas.
Arte e Ensino Religioso:
Colagens, dobraduras, montagens e recortes;
Confecção de brinquedos e materiais recicláveis;
Entoar canções e dramatizações;
Análise de fatos históricos da comunidade e município.
Educação Física:
Elaboração de jogos;
Circuito de brincadeiras;
Ginástica com elementos: cordas, sacos, arcos, bolas...
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Encontro com pais, professores e alunos.