Valores: das concepções iniciais à ressignificação coletiva
                                                                	“ "Considero importante trabalhar com valores, na escola, pois estes se referem a qualidades que se apresentam como ações que se forem boas, contribuirão para melhorar o dia a dia das pessoas e poderão ser levadas para a vida toda."                                    
                                     Tanaela Sany Barcelos Achterberg | aluno(a) 
                                                                	“ "O projeto está nos dando suporte para trabalhar de forma a contemplar uma pedagogia cooperativa e significativa para nossos alunos, pois vem ao encontro de seus interesses e reforça os valores que estes trazem de casa."                                    
                                     Marilene Pohlmann Abich | responsável 
                                                                
                                
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 Expedições investigativas na comunidade escolar, com intuito de descobrir quais valores necessitam ser resgatados para o fortalecimento do processo educacional e da formação integral dos alunos, como cidadãos autônomos, oportunizando reflexões e atitudes que possam ser vivenciados pelos alunos e comunidade escolar. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Ressignificar e vivenciar os valores, oportunizando reflexões e atitudes que visam ao bem estar e fortalecimento da autonomia da comunidade escolar, sempre buscando adequar as ações pedagógicas à metologia dialética, em que o aluno seja o agente principal do seu processo educativo. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 - Alunos;
- Professores e funcionários;
- Pais e ou responsáveis;
- Comunidade. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 Língua Portuguesa:
Leitura e interpretação de vários gêneros textuais;
Produção textual individual e coletiva;
Produção de cartazes;
Contação de histórias.
Matemática:
Leitura, interpretação e formulação de gráficos e tabelas;
Resolução e elaboração de problemas.
Ciências, História e Geografia:
Pesquisas e levantamentos de dados;
Debates e discussões;
Entrevistas;
Construções de maquetes e plantas.
Arte e Ensino Religioso:
Colagens, dobraduras, montagens e recortes;
Confecção de brinquedos e materiais recicláveis;
Entoar canções e dramatizações;
Análise de fatos históricos da comunidade e município.
Educação Física:
Elaboração de jogos;
Circuito de brincadeiras;
Ginástica com elementos: cordas, sacos, arcos, bolas... 
                                    
                                                                        Processo Assemblear / Conselho de Grupo
                                    
 Encontro com pais, professores e alunos.