MEU ANJINHO DA GUARDA
“ É legal ter o nosso anjo da guarda junto de nós e ser anjo da guarda dos colegas, dos brinquedos e de todas as pessoas.
LAUREN GLOVACKI JAGUSZESKI | aluno(a)
“ Achei muito interessante e importante minha filha chegar em casa dizendo que ela é o meu anjo da guarda e que pode me proteger e cuidar; e não só eu a ela.
EVERTON JAGUSZESKI | responsável
Expedição Investigativa
ESPAÇO AO AR LIVRE. -DINÂMICA: GUIA E PROTETOR ONDE IRÁ SURGIR A HIPÓTESE DA EXISTÊNCIA DO ANJO DA GUARDA. -DINÂMICA: TROCA DOS BRINQUEDOS, ONDE CADA UM SERÁ O ANJO DA GUARDA DO BRINQUEDO DO COLEGA. -DINÂMICA INTERIORIZAÇÃO: CADA ALUNO OUVINDO A MÚSICA EM SILÊNCIO IRÁ SENTIR A PRESENÇA DO SEU ANJO DA GUARDA. AO FINAL CADA UM IRÁ DESENHAR O SEU ANJO DA GUARDA.
Objetivos
REFLETIR SOBRE A EXISTÊNCIA DO ANJO DA GUARDA, COMO ELE ATUA E COMO/QUANDO PODEMOS CONTAR COM ELE; OPORTUNIZAR MOMENTOS DE TROCA DE CARINHO, AFETO, PROTEÇÃO E AJUDA; SER ANJO DA GUARDA DO PRÓXIMO; SENSIBILIZAR PARA QUE A PROTEÇÃO E AJUDA MÚTUA ACONTEÇA EM CASA, NA ESCOLA, NA RUA, EM QUALQUER LUGAR; PROPORCIONAR ATIVIDADES QUE DEMONSTREM OS VALORES PESSOAIS QUE DEVEM SER VIVENCIADOS.
Comunidade de Aprendizagem
OS ENVOLVIDOS NA REALIZAÇÃO DO PROJETO SERÃO OS ALUNOS DO 2º ANO, PROFESSORA, PAIS, DIREÇÃO DA ESCOLA E COLABORADORES.
Articulação com o currículo
PRODUÇÃO TEXTUAL ORAL E ESCRITA; DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS (CONTOS, FÁBULAS, POESIAS, PARLENDAS, LEITURA E RIMAS); PRODUÇÃO DE FRASES E PEQUENAS HISTÓRIAS; LEITURA E ESCUTA DE HISTÓRIAS; SITUAÇÕES PROBLEMAS MATEMÁTICOS ENVOLVENDO OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO; CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE (ÁGUA, SOLO, ANIMAIS, PLANTAS); CUIDADOS E PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR, CASA, RUA; FAMÍLIA E COMUNIDADE; ATITUDES E COMPORTAMENTOS PESSOAIS; VALORES MORAIS E SOCIAIS; DESENHOS, PINTURAS.