Classificação: Saúde e alimentação
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
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Projeto

CORES AROMAS E SABORES
Expedição Investigativa

Aconteceu em dois momentos. Primeiro na roda da contação de história e no segundo a visita na hortinha escolar. Ao chegar na sala fizemos a rodinha de conversa onde eles puderam falar o que viram o que mais chamou a sua atenção ou seja o que eles mais gostaram da história e da visita na horta. Alguns alunos disseram o que gostam e outros do que não gostam. Deste levantamento, propusemos experimentar e tentar gostar de alguns alimentos ainda não introduzidos nos hábitos alimentares.

Objetivos

Proporcionar para as crianças momento de prazer e alegria na hora da refeição e da hidratação, incentivando-as a comer tudo o que é servido na escola, para que possam aprender a importância de se ter uma alimentação saudável, sabendo também diferenciar os saudáveis do não tão saudáveis e com isso, possam ter mudança nos hábitos alimentares, refletindo estes saberes em casa e para a sociedade.

Comunidade de Aprendizagem

A Angelina a Nutricionista do Município que veio com a intenção de mostrar os vários tipos de frutas.
Também tivemos a parceria da Dona Nair a cozinheira da escola onde ela mostrou para as crianças que a abobora é um alimento muito rico em vitaminas e minerais e que podemos fazer vários pratos.

Articulação com o currículo

Promoção a saúde - Identidade e autonomia - Natureza e Sociedade
Promover o desenvolvimento de hábitos mais saudáveis quanto à alimentação e a saúde. Investigar o valor nutritivo dos alimentos saudáveis e despertar o gosto por eles. Evitar o desperdício dos alimentos na escola e em sua casa. Proporcionar conhecimento em que os alunos percebam o malefício de alguns alimentos que prejudicam a saúde dos mesmos.
Desenvolver as cores, movimento forma.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Através da roda de conversa onde as crianças podem se expressar levantando exemplos opiniões e perguntas no seu cotidiano onde podemos manter a relação de construir com eles o respeito de ouvir de falar de esperar a vez, surgindo cada vez mais curiosidades e relatos sobre o cotidiano.
No momento da refeição também surge o incentivo dos colegas e a cobrança deles mesmo uns com os outros de se alimentar bem e aceitar os diferentes alimentos que são oferecidos na escola.

Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Educação Infantil Integral Pequeno Aprendiz

Diretor
Marcia da Silva

Turma
Infantil III Integral

Número de alunos
26

Educadores
Roseni Rocha

Estado
Mato Grosso

Município
Nova Mutum

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOVA MUTUM

Apoiadores
Angelina a Nutricionista do Município, Dona Nair a cozinheira da escola e Maria Luciana dos Santos Lima

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina Diniz Rezende de Quadros
Através do projeto as crianças tiveram contato com a terra, e aprenderam de forma prazerosa os valores dos alimentos, sua importância e estimulamos a formação da consciência critica e reflexiva sobre as necessidades de bons hábitos alimentares, promovendo com esta experiência otimos resultados, pois os alunos serão propagadores entre a comunidade e os familiares.
Roseni Rocha | Professor(a)