CORES AROMAS E SABORES
Expedição Investigativa
Aconteceu em dois momentos. Primeiro na roda da contação de história e no segundo a visita na hortinha escolar. Ao chegar na sala fizemos a rodinha de conversa onde eles puderam falar o que viram o que mais chamou a sua atenção ou seja o que eles mais gostaram da história e da visita na horta. Alguns alunos disseram o que gostam e outros do que não gostam. Deste levantamento, propusemos experimentar e tentar gostar de alguns alimentos ainda não introduzidos nos hábitos alimentares.
Objetivos
Proporcionar para as crianças momento de prazer e alegria na hora da refeição e da hidratação, incentivando-as a comer tudo o que é servido na escola, para que possam aprender a importância de se ter uma alimentação saudável, sabendo também diferenciar os saudáveis do não tão saudáveis e com isso, possam ter mudança nos hábitos alimentares, refletindo estes saberes em casa e para a sociedade.
Comunidade de Aprendizagem
A Angelina a Nutricionista do Município que veio com a intenção de mostrar os vários tipos de frutas.
Também tivemos a parceria da Dona Nair a cozinheira da escola onde ela mostrou para as crianças que a abobora é um alimento muito rico em vitaminas e minerais e que podemos fazer vários pratos.
Articulação com o currículo
Promoção a saúde - Identidade e autonomia - Natureza e Sociedade
Promover o desenvolvimento de hábitos mais saudáveis quanto à alimentação e a saúde. Investigar o valor nutritivo dos alimentos saudáveis e despertar o gosto por eles. Evitar o desperdício dos alimentos na escola e em sua casa. Proporcionar conhecimento em que os alunos percebam o malefício de alguns alimentos que prejudicam a saúde dos mesmos.
Desenvolver as cores, movimento forma.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Através da roda de conversa onde as crianças podem se expressar levantando exemplos opiniões e perguntas no seu cotidiano onde podemos manter a relação de construir com eles o respeito de ouvir de falar de esperar a vez, surgindo cada vez mais curiosidades e relatos sobre o cotidiano.
No momento da refeição também surge o incentivo dos colegas e a cobrança deles mesmo uns com os outros de se alimentar bem e aceitar os diferentes alimentos que são oferecidos na escola.