O resgate do passado para dar base ao futuro
Expedição Investigativa
Aconteceu no dia 16 de Agosto na própria sala de aula, em uma roda de conversa buscando saber do educando quais brincadeiras que eles mais gostavam tanto no ambiente escolar, quanto no ambiente familiar. Em seguida foi feita uma lista no quadro de todas as brincadeiras, enfatizando sempre a importância do brincar. Não nos dando como satisfeitos,enviamos uma enquete para os responsáveis legais do aluno sobre a mesma temática,para que respondessem.
Objetivos
Oportunizar de forma prazerosa o desenvolvimento de habilidades motoras, socioafetivas e cognitivas indispensáveis para essa fase da infância que acaba passando despercebido, estimuladas pela ludicidade.
Comunidade de Aprendizagem
Foram envolvidos:
- os pais que responderam o questionário; alguns que vieram até a escola realizar ações com a turma, os alunos e professora.
Articulação com o currículo
Identidade e Autonomia, Natureza e Sociedade - Explorar o ambiente;
Regras elementares de convivência social;
Linguagem oral e escrita - Desenvolver e ampliar a capacidade de expressar as diversas linguagens;
Música e Movimento - Ampliar, desenvolver, possibilidade do seu corpo;
Linguagem oral e escrita - Conhecer, ler, utilizar símbolos e se pronunciar;
Matemática - Utilizar várias formas de representação matemática;
Música, Movimento e Artes Visuais - Participar de situações cotidianas;
Identidade e Autonomia - Participar de atividades que envolvem brincadeiras, jogos, canções e histórias;
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Foi colocado no quadro nomes das brincadeiras conhecidas pelos alunos e no coletivo fomos escolhendo por meio de votação e argumento a ordem destas e com qual freqüência elas aconteceriam.