Ouvindo e cantando, estou só começando
Expedição Investigativa
Após muitas observações na sala de aula também durante as saídas para as brincadeiras percebemos que os pequenos exigem atenção individual e para minimizar as disputas que ocorriam constantemente foi pensado em se trabalhar um projeto que viesse ajudá-los a desenvolver as competências, mostrando- lhes como é possível serem verdadeiros amigos, como aceitar e respeitar as diferenças do outro, como lidar com as adversidades de sentimentos, e principalmente aprender a conviver.
Objetivos
Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis e ampliando seu vocabulário, utilizando as músicas como ferramenta principal, desenvolvendo a sensibilidade dos alunos por meio da exploração de diferentes materiais, brinquedos, espaços, estimulando pela musica o despertar da criança quanto ao interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons, reconhecendo a si o outro como membro de um grupo.
Comunidade de Aprendizagem
Os responsaveis legais pela criança se envolveram na medida possivel devido a rotina pela subsistencia e as professoras Ana Paula Fontana e Gasiele Leal.
Articulação com o currículo
Na educação infantil trabalhamos as aprendizagens de maneira globalizada , tudo pensando na garantia dos direitos previsto na Proposta Cucrricular. Com este, enfatizamos a musicalização e o movimento, artes visuais, identidade e autonomia, matemática, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, sempre pensando em:
Levar a criança a participar das atividades de grupo.
Identificar sons da natureza, do ambiente e das pessoas.
Desenvolver o senso de cooperação e solidariedade.
Perceber a possibilidade de se expressar pelo próprio corpo.
Permitir que a criança seja independente.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Na Sala podemos ver o envolvimento das crianças com as musicas sugeridas, sempre acompanhando, fazendo gestos e a cada dia percebemos como eles estão desenvolvendo a oralidade, a sensibilidade, a coletividade e união quando brincam juntos, surgem conflitos que são minimizados e intermediados pelas educadoras sempre com muito carinho para que aprendam a conviver em harmonia e fazendo com que o respeito pelo colega seja uma pratica permanente.