Classificação: Autonomia
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Ouvindo e cantando, estou só começando
Expedição Investigativa

Após muitas observações na sala de aula também durante as saídas para as brincadeiras percebemos que os pequenos exigem atenção individual e para minimizar as disputas que ocorriam constantemente foi pensado em se trabalhar um projeto que viesse ajudá-los a desenvolver as competências, mostrando- lhes como é possível serem verdadeiros amigos, como aceitar e respeitar as diferenças do outro, como lidar com as adversidades de sentimentos, e principalmente aprender a conviver.

Objetivos

Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis e ampliando seu vocabulário, utilizando as músicas como ferramenta principal, desenvolvendo a sensibilidade dos alunos por meio da exploração de diferentes materiais, brinquedos, espaços, estimulando pela musica o despertar da criança quanto ao interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons, reconhecendo a si o outro como membro de um grupo.

Comunidade de Aprendizagem

Os responsaveis legais pela criança se envolveram na medida possivel devido a rotina pela subsistencia e as professoras Ana Paula Fontana e Gasiele Leal.

Articulação com o currículo

Na educação infantil trabalhamos as aprendizagens de maneira globalizada , tudo pensando na garantia dos direitos previsto na Proposta Cucrricular. Com este, enfatizamos a musicalização e o movimento, artes visuais, identidade e autonomia, matemática, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, sempre pensando em:
 Levar a criança a participar das atividades de grupo.
 Identificar sons da natureza, do ambiente e das pessoas.
 Desenvolver o senso de cooperação e solidariedade.
 Perceber a possibilidade de se expressar pelo próprio corpo.
Permitir que a criança seja independente.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Na Sala podemos ver o envolvimento das crianças com as musicas sugeridas, sempre acompanhando, fazendo gestos e a cada dia percebemos como eles estão desenvolvendo a oralidade, a sensibilidade, a coletividade e união quando brincam juntos, surgem conflitos que são minimizados e intermediados pelas educadoras sempre com muito carinho para que aprendam a conviver em harmonia e fazendo com que o respeito pelo colega seja uma pratica permanente.

Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Educação Infantil Integral Pequeno Aprendiz

Diretor
Marcia da Silva

Turma
Infantil I - Integral

Número de alunos
23

Educadores
Maria Luciana de Rezende Escher, Ana Paula da Silva Campos, Débora Eliza da Silva Kanieski, Roberta Zanon, Ritinha Aparecida Xavier Pereira

Estado
Mato Grosso

Município
Nova Mutum

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOVA MUTUM

Apoiadores
Ana Paula Fontana, Gasiele Leal e Maria Luciana dos Santos Lima

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina Diniz Rezende de Quadros
Ouvir dos pais sobre a evolução que seus filhos estão apresentando e como estão encantados com cada descobertas, além de ser maravilhoso é estimulador, pois consigo a comprovação que realizar com projetos vale a pena.
Maria Luciana de Rezende Escher | Professor(a)