Minha sala minha cara
“ “Uma escola bonita deixa a gente com vontade de ficar nela por mais tempo”.
Camila | aluno(a)
Expedição Investigativa
O tema foi abordado nas aulas de Matemática quando estudávamos sobre os grandes centros urbanos e o problema do vandalismo. Foi exposto para os alunos imagens de praças, monumentos públicos e outros locais que foram abandonados pelas gestões municipais e ou estaduais e transformados em alvos de vandalismo como pichações e também muita sujeira.
Objetivos
Valorizar e preservar o ambiente em que vivemos e perceber que com atitudes simples, podemos modificar os ambientes. Valorizar a cultura e a diversidade, respeitar a área escolar e cuidar do espaço de aprendizagem, valorizando o trabalho em grupo, e ter atitudes críticas com o vandalismo dentro da escola.
Comunidade de Aprendizagem
O projeto contagiou outras turmas da escola, familiares e comerciantes da nossa comunidade. Todos uniram forças para melhorar a vontade de estar e permanecer na escola.
Articulação com o currículo
Linguagens, Matemática e Ciências da natureza. Ampliar a visão de mundo e estimular o respeito ao patrimônio público. - Valorizar a cooperação entre alunos. - Ter uma atitude crítica em relação ao meio em que vivemos.
O projeto foi um sucesso, pois desencadeou na escola uma corrente do bem, os alunos de outras turmas também sentiram o desejo de pintar as salas de aula, e hoje todas as salas do andar superior da escola estão pintadas e preservadas pelos próprios alunos, todos sentem se satisfeitos com o trabalho cooperativo que cada um desempenhou.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Assembléias para decidir tudo. Exemplo: quando começariam as pinturas, e quais os horários que seriam realizadas.
Os diálogos foram essenciais e constantes, inclusive na hora de definir o nome do projeto.
Usamos também em alguns momentos o sistema de votação.