Por um mundo mais colorido
Expedição Investigativa
Primeiramente os levei a dar uma volta no patio e parque da escola para que observassem como estava o dia. Em sala iniciamos as discussões, e a curiosidade ocorreu de forma espontânea, isto no mês de março, quando aguçou o interesse das crianças sobre o que faz os dias e as coisas serem coloridas. Respeitando os interesses, iniciamos com o que estava presente na sala de aula e no cotidiano delas.
Objetivos
Interessar-se com trabalhos de artes que privilegiam diferentes linguagens, para construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, reconhecendo e valorizando a existência de formas e cores no mundo social e natural, possibilitando a integração com pessoas e ambientes, respeitando as diversificadas culturas.
Comunidade de Aprendizagem
A família participou na atividade de quebra cabeça das formas geométricas, na confecção de material visual, na contação de histórias das formas geométricas. A cozinheira contribuiu com o projeto fazendo com as crianças massinha de modelar colorida. Os demais membros da comunidade escolar participaram de maneira efetiva nos momentos de recreação e atividades em equipe.
Articulação com o currículo
Percepção visual, coordenação motora.
Leitura de histórias e poemas
Despertar a cooperação, ordenar, classificar, comparar, conceitos de semelhanças.
Expressar sentimentos, imitar sons.
Desenvolver a imaginação e espontaneidade, vídeo.
Comunicação
Reconhecimento de si e do outro como membro de um grupo.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ocorreu naturalmente durante as rodas de conversas. O conselho de grupo é uma estratégia que promove o diálogo e a escuta do outro.