É o Bicho
Expedição Investigativa
A investigação aconteceu, durante um momento de recreação no parque, quando passou uma borboleta voando e apresentava estar com uma das asas quebradas. Tanto eu como algumas crianças observaram e foram atrás, umas das crianças fez gesto de pisar na borboleta, nesse momento os demais foram verificar o que tinha acontecido foi então que expliquei que a borboleta é um bichinho da natureza, e os questionei se podemos matar os seres vivos da natureza?
Objetivos
Possibilitar a aprendizagem da criança de forma contextualizada sendo apresentado o universo dos seres vivos e conhecendo as características e o habitat natural dos bichinhos do jardim, compreendendo que fazem parte do meio ambiente e que devemos respeitar e preservá-lo.
Comunidade de Aprendizagem
Muitas foram as pessoas da equipe escolar envolvida. Mas agradecemos em especial a professora Deoneide Cariri Spironello com o plantio das florzinhas de jardim.
Articulação com o currículo
Linguagem oral, Música e Movimento, Identidade e Autonomia, Artes visuais, Matemática, Natureza e Sociedade.
Reconhecer e identificar os animais do jardim; Conscientizar sobre a preservação da natureza; Narrar historia que desperte a fantasia da criança
Despertar na criança o interesse livros; Estimular a percepção visual e auditiva; - Respeitar as diferenças; - Desenvolver a oralidade; -
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Por serem eles ainda com pouca idade, muitos são os momentos oportunizados por mim para fomentar o diálogo, cito-os a seguir: - contação de história (eu e eles como narradores), roda de conversa e roda de cantoria, passeio pelo pátio da instituição tendo alternadamente cada aluno como guia do passeio.