Galerinha do bem
Expedição Investigativa
A expedição ocorreu no espaço da escola. Eles fizeram as observações e anotações de que achavam que era positivo e o que era negativo, como por exemplo: Carteiras novas nas salas de aula – Positivo, Carteiras riscadas na sala de aula – negativo. Muito lixo no chão da sala e no jardim, falta de respeito com colegas, mais alegria na sala, formigas no jardim, flores lindas no jardim, crianças correndo no jardim, árvores, espaço para lazer etc.
Objetivos
Desenvolver ações que desperte a responsabilidade social, de maneira consciente diante de problemas ambientais, além de sensibilizar as questões de valores e sustentabilidade, estimulando o amor com o próximo e pela conservação do Meio Ambiente.
Comunidade de Aprendizagem
Cearpa- Os alunos participaram de palestras e socialização com alunos de outras escolas;
Secretaria de Meio Ambiente – Palestra na escola e Viveiro Municipal – Aula sobre as plantas ( cuidados e plantio) com a Engenheira Florestal Amanda Favaretto Caires Caneppele;
Energisa- Palestra sobre consumo consciente de Energia;
Participação dos pais nas atividades extra classe e dia da família na escola.
Articulação com o currículo
Ao retornar para sala foi feito a organização e roteiro de que já sabiam e o queriam aprender e fazer. Partindo deste ponto, tentamos articular as necessidades com as curiosidades. Linguagem, Matemática e Ciências da Natureza. Rever os direitos e deveres dos alunos;
Desenvolver o senso de cidadania e responsabilidade social, cultivar a solidariedade e respeito ao próximo e ao Meio Ambiente.
Reconhecer dados e analisa-los.
Valorizar o senso crítico e ideias;
Desenvolver e estimular atitudes cientificas e pesquisa;
Desenvolver o respeito pelas coisas da natureza;
Debater sobre preservação e conservação Ambiental.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Os alunos resolviam tudo e qualquer assunto por meio de conselhos e assembléias. Houve debates, discussões, choros e muitas risadas, mais o mais importante que sempre colocavam as boas maneiras e boas atitudes em destaque e que apenas uma minoria não estava cumprindo com os acordos feitos nos conselhos. Os conselhos também serviram para desenvolverem