Classificação: Autonomia
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Interagindo e brincando com os movimentos do corpo
Expedição Investigativa

A expedição aconteu no ambiente escolar interno e externo da escola. A partir da observação de que as crianças demonstravam bastante interesse em movimentar-se através da dança e das brincadeiras, na sala de aula, foi efetivada a vivência de brincadeiras envolvendo o movimento do corpo a partir da dança de canções infantis. No ambiente externo foram realizados circuitos de obstáculos e de brincadeiras na quadra e no parque.

Objetivos

Desenvolver nas crianças a tomada de consciência do poder expressivo do corpo envolvendo uma mudança interna e não apenas externa, implicando não somente o desenvolvimento motor e cognitivo, mas principalmente, uma transformação afetiva nas relações interpessoais, pautada no respeito, na cooperação e na cidadania.

Comunidade de Aprendizagem

Os envolvidos no projeto foram: a professora, as monitoras, às crianças da turma e a família delas e o professor de educação física Diego Rodari. Foram desenvolvidas aulas práticas de educação física – infantil envolvendo o professor de educação física, as crianças, a família delas, as monitoras e a professora da sala.

Articulação com o currículo

• Desenvolver equilíbrio, lateralidade, senso de direção, localização espacial e temporal.
• Conhecer, desenvolver e ampliar, progressivamente, as potencialidades
• Desenvolver autocontrole e conhecer-se com e no espaço em que vive
• Deslocar-se com destreza progressiva no espaço, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras
• Instigar a pesquisa sonora
• Conhecer e expressar as diferentes formas de linguagem e comunicação, ampliando o conhecimento de mundo e de cultura

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Minha turminha são de bebes, mesmo assim procuro a todo instante, perguntar se eles estão gostando das atividades e percebe pelos gestos e emoções o que eles estão dizendo. Facil não é, contemplar este item frente aos bebês, mas estimulo-os a todo instante a dialogarem e se posicionarem.

Ficha Técnica
Escola
Centro de Ensino Infantil Integrado Recanto dos Encantos

Turma
Infantil I - B

Número de alunos
29

Educadores
Aparecida Ferreira da Costa Silva. Elizabete Conceição Schweig Halmenschlager. Selma do Rosário. Josicélia da Silva Alves. Edneia Maria dos Santos

Estado
Mato Grosso

Município
Nova Mutum

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOVA MUTUM

Apoiadores
Claudia Prestes dos Santos

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina Diniz Rezende de Quadros
As ações do projeto oportunizou-nos avançar em questões como cooperação, relação de afeto que se encarregam de matizar, de dar tons pessoais a esse processo de desenvolvimento psicomotor individual de forma mais construtiva no sentido de interação grupal, e com isso, já conseguem seguir regras cada vez mais elaboradas.
Regina Cele Pereira de Souza Silva Gomes | Professor(a)