Interagindo e brincando com os movimentos do corpo
Expedição Investigativa
A expedição aconteu no ambiente escolar interno e externo da escola. A partir da observação de que as crianças demonstravam bastante interesse em movimentar-se através da dança e das brincadeiras, na sala de aula, foi efetivada a vivência de brincadeiras envolvendo o movimento do corpo a partir da dança de canções infantis. No ambiente externo foram realizados circuitos de obstáculos e de brincadeiras na quadra e no parque.
Objetivos
Desenvolver nas crianças a tomada de consciência do poder expressivo do corpo envolvendo uma mudança interna e não apenas externa, implicando não somente o desenvolvimento motor e cognitivo, mas principalmente, uma transformação afetiva nas relações interpessoais, pautada no respeito, na cooperação e na cidadania.
Comunidade de Aprendizagem
Os envolvidos no projeto foram: a professora, as monitoras, às crianças da turma e a família delas e o professor de educação física Diego Rodari. Foram desenvolvidas aulas práticas de educação física – infantil envolvendo o professor de educação física, as crianças, a família delas, as monitoras e a professora da sala.
Articulação com o currículo
• Desenvolver equilíbrio, lateralidade, senso de direção, localização espacial e temporal.
• Conhecer, desenvolver e ampliar, progressivamente, as potencialidades
• Desenvolver autocontrole e conhecer-se com e no espaço em que vive
• Deslocar-se com destreza progressiva no espaço, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras
• Instigar a pesquisa sonora
• Conhecer e expressar as diferentes formas de linguagem e comunicação, ampliando o conhecimento de mundo e de cultura
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Minha turminha são de bebes, mesmo assim procuro a todo instante, perguntar se eles estão gostando das atividades e percebe pelos gestos e emoções o que eles estão dizendo. Facil não é, contemplar este item frente aos bebês, mas estimulo-os a todo instante a dialogarem e se posicionarem.