Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Cantar e dançar uma maneira divertida de se expressar
Expedição Investigativa

Na sala previamente organizada com brinquedos, as crianças puderam escolher o que fazer, em um determinado momento foi ligado o som com músicas infantis e pudemos perceber e observar que as crianças ao ouvirem a música deixaram de brincar e começaram a cantar e dançar, e ainda imitando alguns gestos que a professora fazia e com a energia e alegria que só as crianças têm, demonstraram ali o que mais queriam para o momento.

Objetivos

Estimular e promover as aprendizagens, a criatividade, o movimento, a percepção musical, a coordenação motora, a autonomia, o dialogo e o convívio social de forma prazerosa e estimulante, utilizando inúmeras alternativas, dentre elas a musica e a dança.

Comunidade de Aprendizagem

Os envolvidos nas ações do projeto foram às crianças no desenvolvimento das atividades, nas apresentações dos momentos culturais, e os pais nas palestras e reunião em sala, momentos culturais, e na culminância do projeto com participação nas atividades de dinâmica com músicas e dança.

Articulação com o currículo

Linguagem oral e escrita - Desenvolver a capacidade de expressar suas necessidades, desejos, dançar, cantar, falar, imitar e inventar gestos corporais;
Movimento - Desenvolver a coordenação e estimular os passos e compassos;
Músicas - Cantar para ensina a criança a ter ritmo, a aprender gestos, melhora a sua forma de falar, aumenta o seu vocabulário, estimula a sua concentração, e a ajuda a fazer amigos; Desenvolver a coordenação motora;
Natureza e Sociedade - Envolver de forma lúdica as crianças através da musica e parlenda sobre os cuidados com o meio em que vivemos. Apresentar as diversidades musicais e culturais. Desenvolver a linguagem oral e corporal e incentivando-o a cidadania;
Matemática
Formas geométricas - Explorar a música como ferramenta impulsionadora de novos saberes.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Por ser uma turma de crianças de dois anos, em fase de desenvolvimento da linguagem oral o nome do projeto surgiu através de observação na participação das crianças no desenvolvimento das atividades propostas com músicas.

Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Educação Infantil Integral Pequenos Brilhantes

Diretor
Lucilene Ermina Teixeira de Matos

Turma
Infantil II B

Número de alunos
26

Educadores
Abigail Parreira Marques, Adiilene Helena da Silva, Elenize Marques de Albuquerque Lopes, Maria Luciana de Carvalho dos Santos

Estado
Mato Grosso

Município
Nova Mutum

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOVA MUTUM

Apoiadores
Marisa Gresele Kanieski

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina Diniz Rezende de Quadros
O projeto possibilitou o desenvolvimento de movimentos e expressões corporais através da dança e da música, o contato com o outro, o diálogo, o respeito, a socialização e a interação. Ampliou o vocabulário, estimulou a oralidade, memória, atenção, concentração e muita alegria, pois os pais/responsáveis se envolveram.
Claides Henker Tavares | Professor(a)