Cantar e dançar uma maneira divertida de se expressar
Expedição Investigativa
Na sala previamente organizada com brinquedos, as crianças puderam escolher o que fazer, em um determinado momento foi ligado o som com músicas infantis e pudemos perceber e observar que as crianças ao ouvirem a música deixaram de brincar e começaram a cantar e dançar, e ainda imitando alguns gestos que a professora fazia e com a energia e alegria que só as crianças têm, demonstraram ali o que mais queriam para o momento.
Objetivos
Estimular e promover as aprendizagens, a criatividade, o movimento, a percepção musical, a coordenação motora, a autonomia, o dialogo e o convívio social de forma prazerosa e estimulante, utilizando inúmeras alternativas, dentre elas a musica e a dança.
Comunidade de Aprendizagem
Os envolvidos nas ações do projeto foram às crianças no desenvolvimento das atividades, nas apresentações dos momentos culturais, e os pais nas palestras e reunião em sala, momentos culturais, e na culminância do projeto com participação nas atividades de dinâmica com músicas e dança.
Articulação com o currículo
Linguagem oral e escrita - Desenvolver a capacidade de expressar suas necessidades, desejos, dançar, cantar, falar, imitar e inventar gestos corporais;
Movimento - Desenvolver a coordenação e estimular os passos e compassos;
Músicas - Cantar para ensina a criança a ter ritmo, a aprender gestos, melhora a sua forma de falar, aumenta o seu vocabulário, estimula a sua concentração, e a ajuda a fazer amigos; Desenvolver a coordenação motora;
Natureza e Sociedade - Envolver de forma lúdica as crianças através da musica e parlenda sobre os cuidados com o meio em que vivemos. Apresentar as diversidades musicais e culturais. Desenvolver a linguagem oral e corporal e incentivando-o a cidadania;
Matemática
Formas geométricas - Explorar a música como ferramenta impulsionadora de novos saberes.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Por ser uma turma de crianças de dois anos, em fase de desenvolvimento da linguagem oral o nome do projeto surgiu através de observação na participação das crianças no desenvolvimento das atividades propostas com músicas.