Classificação: Autonomia
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Descobrindo o mundo e suas maravilhas
Expedição Investigativa

Pudemos observar a curiosidade das crianças nos diferentes espaços e pelos brinquedos neles encontrados, queriam pegar e experimentar, explorando cada momento com interesse. Então por meio da observancia, já que estamos tratando de um publico diferenciado, realizei a expedição no pátio escolar com alguns brinquedos, a partir da interação do grupo, e campo de interesse, o projeto foi definido....Muita animação.

Objetivos

Proporcionar o desenvolvimento das expressões e dos sentidos através do lúdico, promovendo a aprendizagem significativa e prazerosa através da interação e brincadeira.

Comunidade de Aprendizagem

• Assembleia com os pais, priorizando o diálogo, a troca de saberes, a expressão de dúvidas, a resolução de conflitos, a percepção das diferenças. Os consideramos como elementos chave no processo de apropriação e expansão de conceitos, atitudes, valores competências pessoais e sociais.
• Apresentações culturais internas e com a presença da comunidade.

Articulação com o currículo

Conhecimento de mundo - Linguagem oral e escrita - Participar de situações coletivas de comunicação; Expressar oralmente seus desejos, sentimentos e necessidades, emitindo opiniões sobre novas descobertas; Natureza e Sociedade - Conhecer a si mesmo e reconhecer sensações, sentimentos, interesses, preferências, limitações e as possibilidades de movimento; Relacionar-se por meio de vivências do cotidiano e brincadeiras identificando alguns papéis sociais em seus grupos de convívio; Participar de canções relacionadas às tradições culturais de sua comunidade interagindo com adultos e outras crianças;
Movimento - Perceber sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.
Música - Expressar-se produzindo sons com a voz, com o corpo e com materiais diversos, intercalados com o silêncio;
Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Por ser minha turma composta por crianças bem pequenas, porém ativas e curiosas, as decisões do que e como seriam as ações e atividades desenvolvidas durante o projeto juntamente com as crianças, sempre eram decididas em conjunto com as auxiliares de sala e com a orientação da coordenadora pedagógica, afim de democraticamente tratarmos e mediarmos o fazer na educação cooperativa.

Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Educação Infantil Integral Pequenos Brilhantes

Diretor
Lucilene Ermina Teixeira de Matos

Turma
Infantil I “A”

Número de alunos
25

Educadores
Claudecina Pereira dos Santos, Milléia Honorato dos Santos, Josimeire Oliveira Silva, Sirlei Iaschombeck, Suellen Cristina Seibert

Estado
Mato Grosso

Município
Nova Mutum

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOVA MUTUM

Apoiadores
Marisa Gresele Kanieski

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina Diniz Rezende de Quadros
Foi muito gratificante observar a evolução, a aquisição de conhecimento e como eles ampliaram a visão de mundo e ampliaram o vocabulário.
Arcileide da Paixão Batista | Professor(a)