Descobrindo o mundo e suas maravilhas
Expedição Investigativa
Pudemos observar a curiosidade das crianças nos diferentes espaços e pelos brinquedos neles encontrados, queriam pegar e experimentar, explorando cada momento com interesse. Então por meio da observancia, já que estamos tratando de um publico diferenciado, realizei a expedição no pátio escolar com alguns brinquedos, a partir da interação do grupo, e campo de interesse, o projeto foi definido....Muita animação.
Objetivos
Proporcionar o desenvolvimento das expressões e dos sentidos através do lúdico, promovendo a aprendizagem significativa e prazerosa através da interação e brincadeira.
Comunidade de Aprendizagem
• Assembleia com os pais, priorizando o diálogo, a troca de saberes, a expressão de dúvidas, a resolução de conflitos, a percepção das diferenças. Os consideramos como elementos chave no processo de apropriação e expansão de conceitos, atitudes, valores competências pessoais e sociais.
• Apresentações culturais internas e com a presença da comunidade.
Articulação com o currículo
Conhecimento de mundo - Linguagem oral e escrita - Participar de situações coletivas de comunicação; Expressar oralmente seus desejos, sentimentos e necessidades, emitindo opiniões sobre novas descobertas; Natureza e Sociedade - Conhecer a si mesmo e reconhecer sensações, sentimentos, interesses, preferências, limitações e as possibilidades de movimento; Relacionar-se por meio de vivências do cotidiano e brincadeiras identificando alguns papéis sociais em seus grupos de convívio; Participar de canções relacionadas às tradições culturais de sua comunidade interagindo com adultos e outras crianças;
Movimento - Perceber sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.
Música - Expressar-se produzindo sons com a voz, com o corpo e com materiais diversos, intercalados com o silêncio;
Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Por ser minha turma composta por crianças bem pequenas, porém ativas e curiosas, as decisões do que e como seriam as ações e atividades desenvolvidas durante o projeto juntamente com as crianças, sempre eram decididas em conjunto com as auxiliares de sala e com a orientação da coordenadora pedagógica, afim de democraticamente tratarmos e mediarmos o fazer na educação cooperativa.