O Lixo nosso de cada dia: compostagem e meio ambiente
“ Para começar, gostei muito desse estudo e sei que vou levar pro resto de minha vida, além das recordações dos momentos de alegria.
Tudo começou no dia 15 de março do ano 2016, começando a estudar os solos, aprendemos: para que serve, sobre o húmus [...] se o solo está pobre, o que fazer ... Logo depois, estudamos sobre o lixo orgânico, como o que dá para fazer com ele: compostagem, e foi ali que descobrimos que com a minhoca acelera a formação e o adubo fica mais potente...
Felipe Guareschi | aluno(a)
“ Achamos o projeto muito interessante e uma forma diferente de ensinar os alunos a cuidar do meio ambiente. É assim, na prática que eles aprendem mais ...o novo desperta o interesse do aluno. 2) Com essa iniciativa da professora, pude observar que o interesse do meu filho teve uma grande melhora[...] 3) Desenvolveu várias atividades entre a família e colegas sobre o lixo que produzimos.
1. Anderson e Juliane Cattani 2. Rosani Rotter 3. Jaime e Rosane Sander | responsável
Expedição Investigativa
Durante debates sobre o solo, em sala de aula, as crianças apontaram atitudes e práticas importantes para o solo “produzir bem”. A partir deste diálogo as crianças trouxeram curiosidades que aproveitamos para organizar o projeto, especificando o tema da compostagem, que foi o que mais chamou atenção dos alunos por ser uma alternativa econômica para obtenção de adubo, além de proteger o meio ambiente...
Objetivos
Conhecer o processo da compostagem, tempo, benefícios, malefícios, utilidades e a relação com a natureza.
Comunidade de Aprendizagem
• Profª Claudete – visita orientada à sua composteira que utiliza minhocas do tipo Californiana;
• Profª Neiva– esclarecimentos de diversas curiosidades sobre as minhocas;
• Profissionais da Cooperativa de Catadores de Ibirubá, da Secretaria do Meio Ambiente e de Assistência Social.
• Funcionários da Rádio CBS;
Familiares, funcionários e direção da escola.
Articulação com o currículo
•Pesquisas: doenças transmitidas pelo solo contaminado, tempo de decomposição dos resíduos...
•Observação do lixo gerado pela família; registro em tabelas, gráficos; análise: quais poderiam ser reutilizados/reciclados. Se a família faz a separação do lixo. Consumo/consumismo, consciência ecológica/separação [ciências; matemática; português; ensino religioso]
•Visita orientada para conhecer um minhocário e sua importância para o meio ambiente e a produção do húmus;
•Construção de paródias, cartas enigmáticas, histórias em quadrinhos...
•Experiência do tempo de decomposição dos materiais:enterramos diferentes materiais no pátio da escola, no final do ano desenterramos e observamos o estágio de decomposição dos mesmos;
•Visita orientada à Cooperativa de Catadores – Projeto Profissão Catador, localizada no município de Ibirubá; •Visita à horticultura Sander
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Atividades em grupo sobre o que foi significativo em cada visita e o que ficou de curiosidades, socialização dos grupos a partir da criatividade de cada um.