Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
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Projeto

O Lixo nosso de cada dia: compostagem e meio ambiente Para começar, gostei muito desse estudo e sei que vou levar pro resto de minha vida, além das recordações dos momentos de alegria.
Tudo começou no dia 15 de março do ano 2016, começando a estudar os solos, aprendemos: para que serve, sobre o húmus [...] se o solo está pobre, o que fazer ... Logo depois, estudamos sobre o lixo orgânico, como o que dá para fazer com ele: compostagem, e foi ali que descobrimos que com a minhoca acelera a formação e o adubo fica mais potente...
Felipe Guareschi | aluno(a)
Achamos o projeto muito interessante e uma forma diferente de ensinar os alunos a cuidar do meio ambiente. É assim, na prática que eles aprendem mais ...o novo desperta o interesse do aluno. 2) Com essa iniciativa da professora, pude observar que o interesse do meu filho teve uma grande melhora[...] 3) Desenvolveu várias atividades entre a família e colegas sobre o lixo que produzimos.
1. Anderson e Juliane Cattani 2. Rosani Rotter 3. Jaime e Rosane Sander | responsável
Expedição Investigativa

Durante debates sobre o solo, em sala de aula, as crianças apontaram atitudes e práticas importantes para o solo “produzir bem”. A partir deste diálogo as crianças trouxeram curiosidades que aproveitamos para organizar o projeto, especificando o tema da compostagem, que foi o que mais chamou atenção dos alunos por ser uma alternativa econômica para obtenção de adubo, além de proteger o meio ambiente...

Objetivos

Conhecer o processo da compostagem, tempo, benefícios, malefícios, utilidades e a relação com a natureza.

Comunidade de Aprendizagem

• Profª Claudete – visita orientada à sua composteira que utiliza minhocas do tipo Californiana;
• Profª Neiva– esclarecimentos de diversas curiosidades sobre as minhocas;
• Profissionais da Cooperativa de Catadores de Ibirubá, da Secretaria do Meio Ambiente e de Assistência Social.
• Funcionários da Rádio CBS;
Familiares, funcionários e direção da escola.

Articulação com o currículo

•Pesquisas: doenças transmitidas pelo solo contaminado, tempo de decomposição dos resíduos...
•Observação do lixo gerado pela família; registro em tabelas, gráficos; análise: quais poderiam ser reutilizados/reciclados. Se a família faz a separação do lixo. Consumo/consumismo, consciência ecológica/separação [ciências; matemática; português; ensino religioso]
•Visita orientada para conhecer um minhocário e sua importância para o meio ambiente e a produção do húmus;
•Construção de paródias, cartas enigmáticas, histórias em quadrinhos...
•Experiência do tempo de decomposição dos materiais:enterramos diferentes materiais no pátio da escola, no final do ano desenterramos e observamos o estágio de decomposição dos mesmos;
•Visita orientada à Cooperativa de Catadores – Projeto Profissão Catador, localizada no município de Ibirubá; •Visita à horticultura Sander

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Atividades em grupo sobre o que foi significativo em cada visita e o que ficou de curiosidades, socialização dos grupos a partir da criatividade de cada um.

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Médio Armindo Edwino Schwengber

Diretor
Walkíria F. Silvestri

Turma
5º Ano - Ensino Fundamental

Número de alunos
15

Educadores
Simone Fiorese Weiss

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Colorado

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE COLORADO

Apoiadores
Sicredi, Secretaria do Meio Ambiente local e do município vizinho de Ibirubá, funcionários da Cooperativa de Catadores de ibirubá, professores da escola, funcionários e direção, Rádio CBS, horticultura Sander...

Assessoria Pedagógica
Essenciall Consultoria
O projeto iniciou tímido, singelo, mas foi crescendo e atingindo uma proporção que não imaginava ser possível.
Tendo projetos na construção da aprendizagem, consegue-se envolver alunos, pais e comunidade, além de dar maior significado ao fazer pedagógico.
Simone Fiorese Weiss | Professor(a)

Repercussão na mídia

Praticamente todas as etapas do projetos foram divulgadas por meio da internet, no Facebook da professora, dos alunos e da escola.