Vem pra cá, vem dançar, vem com a gente se alegrar
Expedição Investigativa
A expedição aconteceu na sala nos momentos das rodas de músicas, onde pudemos perceber e observar que as crianças, tinham pouco interesse de cantar, movimentar-se e até mesmo de interagir com a música. Embasado nas observações planejei uma atividade com música onde comecei a dançar e cantar fazendo gestos e movimentos corporais, as crianças nesse dia se envolveram e interagiram junto comigo fazendo imitação gestual, movimentando o corpo, a energia e o entusiasmo foram aguçados.
Objetivos
Despertar o gosto e o interesse pelas músicas infantis contribuindo para as múltiplas aprendizagens de forma alegre e divertida, com foco na relação e interação com o próximo.
Comunidade de Aprendizagem
Atividade de interação escola-família;
• Apresentações culturais e festivas internas e abertas para a comunidade;
• Apresentação de um convidado para cantar para as crianças;
• Ações de Interação e participação da família em algumas atividades propostas.
Articulação com o currículo
Linguagem oral e escrita, Movimento, Músicas, Natureza e Sociedade, Artes visuais, Matemática, Identidade e Autonomia.
1. Desenvolver a coordenação motora, equilíbrio e movimentos corporais.
2. Comunicar através do movimento, emoções e estados afetivos.
3. Desenvolver a oralidade, ritmo e a concentração.
4. Desenvolver a oralidade, ritmo e a concentração.
5. Estimular a percepção dos sons e as habilidades musicais.
6. Conhecer diferentes culturas musicais.
7. Conhecer o trabalho desenvolvido pelo professor.
8. Desenvolver a criatividade.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Por se tratar de uma turma do infantil I o nome do projeto surgiu através da observação e interação das crianças nas rodas de musicas, dança e brincadeiras cantadas.