Quem canta e dança seus males espanta
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu na sala de aula. Organizamos esta em dois cantinhos diferentes: Um com brinquedos e outro com instrumentos musicais. Deixamos os bebês à vontade. Alguns foram diretamente nos brinquedos, outros se direcionaram ao espaço que possuía os instrumentos musicais. Ao ouvir as músicas, cantadas e tocadas por uma pessoa convidada, a maioria mesmo com os brinquedos na mão, voltaram-se para aquele espaço.
Objetivos
Conhecer musicais infantis explorando movimentos, gestos, sons, palavras, objetos, interagindo com o outro com atitudes de cooperação, solidariedade, diálogo e amor. Promovendo e desenvolvendo da imaginação, criatividade e as capacidades emocionais, motoras e cognitivas por meio da música.
Comunidade de Aprendizagem
Assembléia com os pais – foi promovido momento de roda de conversa com os pais mostrando a importância da escola e família, trabalhar juntos para aprendizagem das crianças.
• Momentos culturais – apresentações de dança e musica promovendo a interação das crianças da mesma idade e de outra faixa etária e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Linguagem oral e escrita
Desenvolver a capacidade de expressar suas necessidades, desejos, sentimentos, por meio das diversas linguagens corporal, gestual, facial, musical; Produzir, identificar e localizar sons; Comunicar-se desde o choro, balbucio, até a aquisição da fala, ampliando seu vocabulário. Movimento, Desenvolver autocontrole dos seus movimentos, explorando diversas posturas corporais ficar em pé, bater palmas, pegar e usar objetos, movimentos de pinçar, empilhar, parar e iniciar movimentos seguindo comandos.;Desenvolver equilíbrio, lateralidade, senso de direção, localização espacial e temporal Conhecer, perceber e apropriar-se das expressões corporais, faciais, e gestuais: imitar, fazer caretas, comunicar-se através de gestos; Conhecer, memorizar e executar seqüência simples de movimento. Música Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Sendo uma turma de infantil I com crianças em fase de desenvolvimento da oralidade o nome do projeto surgiu a partir da observação onde podemos perceber a alegria das crianças ao cantar e dançar.