Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Quem canta e dança seus males espanta
Expedição Investigativa

A expedição investigativa ocorreu na sala de aula. Organizamos esta em dois cantinhos diferentes: Um com brinquedos e outro com instrumentos musicais. Deixamos os bebês à vontade. Alguns foram diretamente nos brinquedos, outros se direcionaram ao espaço que possuía os instrumentos musicais. Ao ouvir as músicas, cantadas e tocadas por uma pessoa convidada, a maioria mesmo com os brinquedos na mão, voltaram-se para aquele espaço.

Objetivos

Conhecer musicais infantis explorando movimentos, gestos, sons, palavras, objetos, interagindo com o outro com atitudes de cooperação, solidariedade, diálogo e amor. Promovendo e desenvolvendo da imaginação, criatividade e as capacidades emocionais, motoras e cognitivas por meio da música.

Comunidade de Aprendizagem

Assembléia com os pais – foi promovido momento de roda de conversa com os pais mostrando a importância da escola e família, trabalhar juntos para aprendizagem das crianças.
• Momentos culturais – apresentações de dança e musica promovendo a interação das crianças da mesma idade e de outra faixa etária e comunidade escolar.

Articulação com o currículo

Linguagem oral e escrita
Desenvolver a capacidade de expressar suas necessidades, desejos, sentimentos, por meio das diversas linguagens corporal, gestual, facial, musical; Produzir, identificar e localizar sons; Comunicar-se desde o choro, balbucio, até a aquisição da fala, ampliando seu vocabulário. Movimento, Desenvolver autocontrole dos seus movimentos, explorando diversas posturas corporais ficar em pé, bater palmas, pegar e usar objetos, movimentos de pinçar, empilhar, parar e iniciar movimentos seguindo comandos.;Desenvolver equilíbrio, lateralidade, senso de direção, localização espacial e temporal Conhecer, perceber e apropriar-se das expressões corporais, faciais, e gestuais: imitar, fazer caretas, comunicar-se através de gestos; Conhecer, memorizar e executar seqüência simples de movimento. Música Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Sendo uma turma de infantil I com crianças em fase de desenvolvimento da oralidade o nome do projeto surgiu a partir da observação onde podemos perceber a alegria das crianças ao cantar e dançar.

Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Educação Infantil Integral Pequenos Brilhantes

Diretor
Lucilene Ermina Teixeira de Matos

Turma
Infantil I

Número de alunos
25

Educadores
Lucivânia Alves de Almeida, Neide Maria da Costa,

Estado
Mato Grosso

Município
Nova Mutum

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOVA MUTUM

Apoiadores
Marisa Gresele Kanieski

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina Diniz Rezende de Quadros
"Estímulos são muito bem vindos e indispensáveis na educação, ainda mais quando são pela oralidade e pela coordenação. As crianças adoram e se desenvolvem. E esta educadora fica maravilhada"
Rosiana Costa Chaves | Professor(a)