As Mãos Também Falam
Expedição Investigativa
Os alunos foram indagados sobre como as pessoas surdas se comunicam na atualidade. Muitos disseram que era por gestos e mimicas. Partindo deste ponto aproveitamos para incentivar os saberes e a inclusão por meio da temática Inclusão. Com a curiosidade aflorada para o aprender, aproveitamos três alunos da turma que já fazia o curso no contraturno e decidiram cooperar ensinando para nós a LIBRAS.
Objetivos
Aguçar o interesse dos alunos pela Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS, através da prática, mostrando a necessidade da inclusão social, respeito ao próximo e a boa convivencia em sociedade
Comunidade de Aprendizagem
Tivemos a visita, participação e envolvimento de um professor surdo.
Articulação com o currículo
Português e Artes - Mediante a situação de pouco conhecimento da Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS, não tendo material específico de Libras na escola, sem cursos de aprendizado para professores e comunidade, houve-se a necessidade de despertar o interesse dos alunos ouvintes no aprendizado de Libras para que pudesse ter a interação juntamente com a sociedade. Assim, o estímulo veio através da curiosidade, de observar que existem pessoas no município que são surdas. Foram usadas várias atividades pedagógicas entre filmes, animações e etc., no intuito de integração ao meio dos alunos ouvintes e professores, mostrando um pouco do mundo do silêncio aos que não conheciam.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Por se tratar de estudante enquadrados na ed. para Jovens e Adultos, e respeitando que cada um tem sua cultura e convicções, o tema gerador foi explanado quase sempre pela professora regente, aprovado através de votação oral pelos estudantes, visando a necessidade atual da turma e da sociedade.