Classificação: Inclusão e cidadania
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

As Mãos Também Falam
Expedição Investigativa

Os alunos foram indagados sobre como as pessoas surdas se comunicam na atualidade. Muitos disseram que era por gestos e mimicas. Partindo deste ponto aproveitamos para incentivar os saberes e a inclusão por meio da temática Inclusão. Com a curiosidade aflorada para o aprender, aproveitamos três alunos da turma que já fazia o curso no contraturno e decidiram cooperar ensinando para nós a LIBRAS.

Objetivos

Aguçar o interesse dos alunos pela Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS, através da prática, mostrando a necessidade da inclusão social, respeito ao próximo e a boa convivencia em sociedade

Comunidade de Aprendizagem

Tivemos a visita, participação e envolvimento de um professor surdo.

Articulação com o currículo

Português e Artes - Mediante a situação de pouco conhecimento da Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS, não tendo material específico de Libras na escola, sem cursos de aprendizado para professores e comunidade, houve-se a necessidade de despertar o interesse dos alunos ouvintes no aprendizado de Libras para que pudesse ter a interação juntamente com a sociedade. Assim, o estímulo veio através da curiosidade, de observar que existem pessoas no município que são surdas. Foram usadas várias atividades pedagógicas entre filmes, animações e etc., no intuito de integração ao meio dos alunos ouvintes e professores, mostrando um pouco do mundo do silêncio aos que não conheciam.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Por se tratar de estudante enquadrados na ed. para Jovens e Adultos, e respeitando que cada um tem sua cultura e convicções, o tema gerador foi explanado quase sempre pela professora regente, aprovado através de votação oral pelos estudantes, visando a necessidade atual da turma e da sociedade.

Ficha Técnica
Escola
CEJA Paulo Freire

Diretor
Dirlei Luiz Bragatti

Turma
2º Ano do 2º Segmento

Número de alunos
24

Educadores
Suzana Midori Sato

Estado
Mato Grosso

Município
Nova Mutum

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOVA MUTUM

Apoiadores
Jania Maria do Nascimento

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina Diniz Rezende de Quadros
Estimular o gosto por estar na escola e querer aprender é a grande sacada para o publico de Jovens e adultos. E o trabalho por projetos é uma das ferramentas mais indicadas pois dispara a curiosidade do estudantes, fazendo com que ele empreenda e lute por momentos mais justos.
Zizita Pereira Rangel | Professor(a)