Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2014 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Estudando e Descobrindo a Vida dos Animais Mamíferos
Rafael Stadtlober Corazza | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição aconteceu em numa chácara onde os alunos observaram os animais, como vivem suas características e curiosidades.


Objetivos

Motivar e instigar nas crianças as curiosidades apresentadas em sala sobre o assunto, tornando o processo de pesquisa divertido e significativo para sua aprendizagem

Experimentar o contato com pequenos animais;

Observar as características dos animais que pertencem ao seu cotidiano;

Estabelecer relações entre as diferentes espécies dos seres vivos e suas necessidades vitais;


Comunidade de Aprendizagem

Alunos do 3º e 4º ano, famílias, colegas e escola.

Articulação com o currículo

Estudando e Descobrindo a Vida dos Animais Mamíferos:

Português:
• Leitura e interpretação de diferentes gêneros literários; produções textuais individuais e coletivas.

Matemática:
• Quantidade, diferenças, tabelas, gráficos, situações problemas.

Geografia:
• Mapas, localização e paisagens.

História:
• Origem, história dos animais;

Ciências:
• Classificação dos animais, meio ambiente, habitat dos animais;

Filosofia:
• Reflexão sobre a extinção dos animais;

Inglês:
•Nome dos animais e números;

Artes:
•Cores, formas, tamanhos, figuras e recortes.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Estavamos estudando sobre Biodiversidade e classificação dos seres vivos (vertebrados e invertebrados), quando os alunos perguntaram se poderiam trazer seus animais de estimação. Durante as aulas, quando recortavam gravuras de revistas, se encantavam com animais e perguntavam quando iríamos estudá-los. Assim, decidimos realizar o projeto sobre os animais mamíferos. Por serem diversificados, tamanhos diferentes, por ter domésticos e selvagens, ter voadores, nadadores e terrestres.

Ficha Técnica
Escola
Escola Pingo de Gente

Diretor
Andréia Leite Pértile

Turma
Terceiro e quarto ano Ensino Fundamental

Número de alunos
7

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tapera

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TAPERA

Assessoria Pedagógica
Ulbra Carazinho
"Foi fascinante observar a aprendizagem, empenho, dedicação e curiosidade das crianças, e como é mais gostoso aprender através de projetos, aguça o desenvolvimento e amadurecimento de cada aluno. Você se surpreende a cada passo alcançado e fase superada. A forma como eles absorvem os conceitos e transmitem aos colegas em forma de cartazes, slides, fotos e histórias."
Rejane Wening da Silva | Professor(a)