Estudando e Descobrindo a Vida dos Animais Mamíferos
“
Rafael Stadtlober Corazza | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição aconteceu em numa chácara onde os alunos observaram os animais, como vivem suas características e curiosidades.
Objetivos
Motivar e instigar nas crianças as curiosidades apresentadas em sala sobre o assunto, tornando o processo de pesquisa divertido e significativo para sua aprendizagem
Experimentar o contato com pequenos animais;
Observar as características dos animais que pertencem ao seu cotidiano;
Estabelecer relações entre as diferentes espécies dos seres vivos e suas necessidades vitais;
Comunidade de Aprendizagem
Alunos do 3º e 4º ano, famílias, colegas e escola.
Articulação com o currículo
Estudando e Descobrindo a Vida dos Animais Mamíferos:
Português:
• Leitura e interpretação de diferentes gêneros literários; produções textuais individuais e coletivas.
Matemática:
• Quantidade, diferenças, tabelas, gráficos, situações problemas.
Geografia:
• Mapas, localização e paisagens.
História:
• Origem, história dos animais;
Ciências:
• Classificação dos animais, meio ambiente, habitat dos animais;
Filosofia:
• Reflexão sobre a extinção dos animais;
Inglês:
•Nome dos animais e números;
Artes:
•Cores, formas, tamanhos, figuras e recortes.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Estavamos estudando sobre Biodiversidade e classificação dos seres vivos (vertebrados e invertebrados), quando os alunos perguntaram se poderiam trazer seus animais de estimação. Durante as aulas, quando recortavam gravuras de revistas, se encantavam com animais e perguntavam quando iríamos estudá-los. Assim, decidimos realizar o projeto sobre os animais mamíferos. Por serem diversificados, tamanhos diferentes, por ter domésticos e selvagens, ter voadores, nadadores e terrestres.