Tangram: uma grande descoberta.
“ "Foi muito importante ter estudado tudo isto porque aprender sempre é bom. Usamos muito a nossa imaginação."
Leonardo Lauxen | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição foi realizada através da entrevista com um profissional na área de matemática
Também foi complementado com a pesquisa através de livros, revistas, materiais que forneçam informações sobre o assunto, na escola.
Objetivos
Oportunizar aos alunos o conhecimento e aprendizagem sobre o jogo do Tangram, instigando assim a criatividade e o interesse pelas formas e cores e tudo que se pode criar com elas.
Comunidade de Aprendizagem
Os envolvidos no projeto são, além dos alunos, professores, comunidade escolar em geral, as famílias, professor da área de matemática, de outras instituições e, também a comunidade taperense, podendo prestigiar o projeto quando exposto na 5ª semana municipal da cultura.
Articulação com o currículo
Português: leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais. Produção escrita, tanto coletiva quanto individual.
Matemática: formas geométricas.
Geografia: Mapas, mundo, China.
Jogo, imaginação, criatividade.
História: a lenda do Tangram e sua história no Brasil.
Artes: cores
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao desenvolver atividades com o livro didático da coleção mais cores da Editora Positivo foi que surgiu o interesse pelo assunto. Em uma unidade do livro sobre figuras geométricas surgiu o Tangram que no começo foi citado como nome de alguma ave pelos alunos, nada sabiam sobre o mesmo. Foi então que juntos pensamos que poderíamos explorar este material e descobrir mais sobre o “misterioso” Tangram.