ZUM, ZUM, ZUM, NA ESCOLA
“ Já aprendi muita coisa sobre a abelha , que tem algumas com ferrão outras não, que a abelha fabrica o mel e com ele da pra fazer coisas deliciosas.
Pedro Enzo da Silveira | aluno(a)
Expedição Investigativa
A EXPEDIÇÃO DEU-SE NOS DIVERSOS ESPAÇOS DO CEMEI, AS CRIANÇAS PROCURANDO E DESCOBRINDO DIVERSAS COLMEIAS PRODUZIDAS EM DIVERSOS LUGARES: MUROS, GALHOS DE ARVORES, PAREDES, TELHADOS ENTRE OUTROS. A PROFESSORA E FUNCIONARIOS DO CEMEI FORAM ACRESCENTANDO INFORMAÇÕES SOBRE AS ABELHAS: CUIDADOS, PRECAUÇÕES, UTILIDADADES. EXIBIÇAO DO FILME BEE MOVIES
Objetivos
CONHECER AS ABELHAS, SUA FISIOLOGIA, COMO SE ORGANIZAM, SUA IMPORTÂNCIA E FUNÇÃO NO MEIO AMBIENTE, E A APARTIR DO MODO DE VIDA, DESENVOLVER A UNIÃO E COOPERAÇÃO ENTRE AS CRIANÇAS .
Comunidade de Aprendizagem
FOI CONVIDADO O PAI DE UMA CRIANÇA DO CEMEI, QUE TRABALHA COM A PRODUÇÃO DE MEL, EM UMA FAZENDA. ELE COMPARTILHOU SEUS CONHECIMENTOS SOBRE A CULTURA DO MEL E OS CUIDADOS NECESSARIOS DIANTE DAS ABELHAS. COMENTOU SOBRE A ORGANIZAÇÃO DAS ABELHAS, EM COMUNIDADE.
Articulação com o currículo
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: POEMAS, MÚSICAS, PRODUÇÃO DE TEXTOS COLETIVOS, CARTAZES, PAINÉIS, PESQUISAS. PRODUÇÃO DE RECEITAS. PRODUÇÃO DE ÁLBUM INVESTIGATIVO.
MATEMÁTICA: QUANTIDADE: TEMPO DE VIDA, RECEITAS. GRÁFICOS.
NATUREZA ESOCIEDADE: ANATOMIA DA ABELHA, DESENVOLVIMENTO, FUNÇÃO NA COLMÉIA. MAPAS DE LOCALIZAÇÃO DAS COMÉIAS ENCONTRADAS NA ESCOLA. FUNÇÃO DAS ABELHAS NA NATUREZA.
ARTE: MÚSICAS, DRAMATIZAÇÃO, DESENHOS, PINTURAS, ÁLBUM,