Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Voando nas asas da poesia Fiquei alegre em trabalhar com poesias. Muito bom trabalharmos com uma coisa que mexe muito com os nossos sentimentos.
Thomas Jefferson da Silva Zompero | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição ocorreu na própria escola. Foi realizada em uma sala, ao chegarem à porta da sala, os alunos receberam um poema com uma bala. No primeiro momento os alunos assistiram a cinco vídeos: O Leão, As Borboletas, O Gato, O Rato e o Sarau de Poesias. No segundo momento, os alunos compartilharam com os colegas, lendo os poemas recebidos, em voz alta, inicialmente.

Objetivos

Levar o aluno a entrar em contato com os textos poéticos; Apreciar e declamar poemas; Analisar e refletir sobre o gênero textual poema.

Comunidade de Aprendizagem

Uma aluna lembrou-se que seu tio escreve poesias e o convidou para conversar com os alunos sobre a experiência de produzir este gênero textual e de ter publicado um livro.

Uma professora aposentada e poetiza foi convidada para compartilhar a razão de ela ter feito a opção por escrever em versos., ou seja por qual motivo fazer poemas.

Articulação com o currículo

Português: Leitura de poemas e discussão sobre a estrutura poética
Discussão, interpretação do tema
Produção escrita de poemas;
Declamação de poesias.

Artes: Ilustrações de poemas
Dramatização

História: Biografias dos autores
Depoimentos.


Ficha Técnica
Escola
EMEF Prof Carmelino José Dalsenter

Turma
5º anos

Número de alunos
88

Educadores
Daniela de A. Bussi e Emerlise dos S. Ferreira e Marli Inês N. Ferraro e Rosely V. Bravo

Estado
São Paulo

Município
Pompéia

Cooperativa
SICREDI CENTRO OESTE SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO POMPEIA

Apoiadores
Sescoop/SP

O trabalho com o gênero poema cria condições diversas do uso da linguagem, os alunos aprendem a lidar com as palavras de modo prazeroso e construtivo, oportunizando a participação ativa deles no processo de aprendizagem. Assim despertou o interesse, o gosto e o envolvimento dos mesmos nas atividades envolvendo o gênero poemas."